Home / América Central e Caribe / São Cristóvão e Névis / São Cristóvão e Nevis: velha atmosfera colonial britânica

São Cristóvão e Nevis: velha atmosfera colonial britânica

São Cristóvão e Nevis (Federation of Saint Kitts and Nevis/Federação de São Cristóvão e Nevis) é um Estado independente dentro da Comunidade Britânica no Caribe nas Pequenas Antilhas entre as Antilhas Neerlandesas (Sint Eustatius/São Eustáquio), Montserrat, Antígua e Barbuda e Saint-Barthélemy/São Bartolomeu.

O país é composto das ilhas de São Cristóvão (Saint Christopher ou Saint Kitts com 176 km²) e de Nevis com 93 km². A capital é a cidade de Basseterre, que está localizada ao longo da costa sudoeste da ilha de São Cristóvão. Ambas as ilhas são de formação vulcânica. A ilha de Nevis é dominada pelo Nevis Peak com 985 metros, mas o pico mais alto do país é o Mount Liamuiga (Mount Misery) com 1.156 metros na ilha de São Cristóvão.

Na ilha de São Cristóvão foram fundadas no século XVII as primeiras colónias britânica e francesa do Caribe. Durante alguns séculos as ilhas foram disputadas entre a França e o Reino Unido. Foi apenas em 1783 que as ilhas tornaram-se definitivamente uma colónia britânica. As ilhas foram usadas durante séculos para o cultivo de cana-de-açúcar. Nessa cultura foram usados ​​escravos da África.

Esta migração forçada da África fez que hoje a grande maioria dos habitantes das duas ilhas é de origem africana por 90%. O resto da população é composto por pardos com 5%, asiáticos com 3% e europeus com 1 %. A economia do país é baseada na agricultura com cana-de-açúcar, algodão, melaço, frutas, coco e legumes, na pesca, no turismo e nos ativos financeiros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 269 km² – terras aráveis 39%, prados e pastagens 3%, florestas e arbustos 17%, terras incultas e improdutivas 41%
  • População: 50.000 (situação em 2010) – africanos 90%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 5%, asiáticos 3%, europeus 1%
  • Capital: Basseterre (São Cristóvão/Saint Kitts)
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês.
  • Religião: Cristã – protestantes 90%, católicos romanos 10%
  • Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
  • Fuso horário: UTC–4

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: