Home / África / Botswana / Botswana atrações turísticas: que ver no Botswana

Botswana atrações turísticas: que ver no Botswana

Botswana é um país conhecido pela presença de vastas áreas naturais, onde vivem uma infinidade de animais no seu ambiente natural. Particularmente famosa é a área do Delta do Okavango. Trata-se duma vasta área pantanosa, onde terminam as águas do rio Okavango. A área do deserto do Kalahari, embora menos densamente povoada com animais, tem um encanto natural particular.

A UNESCO incluiu na lista do Património Mundial duas partes de Botswana: Os Tsodilo Hills em 2001 e o delta do Okawango em 2014.

Os Tsodilo Hills ficam no deserto do Kalahari no noroeste do país perto da fronteira com a Namíbia, um lugar com uma das maiores concentrações de arte rupestre do mundo. Assim Tsodilo chama-se o “Louvre do deserto”. Neste local são visíveis mais de 4.500 pinturas pré-históricas numa área de apenas 10 quilômetros quadrados. Dados arqueológicos indicam, que na área atividades humanas estão presentes há mais de 100.000 anos.

Interessantes para visitar no país são também o Kgalagadi Tranfrontier National Park, um grande parque natural formado pela união do Parque Nacional Gemsbok (Botswana) e do Parque Kalahari Gemsbok (África do Sul). O parque abrange 38.000 km² e 70% da área do parque encontram-se em Botswana. O parque fica numa área de semi-deserto e é rico em fauna, possuindo grandes predadores como leões do Kalahari, chitas, leopardos e hienas. Há também herbívoros como antílopes (springbok, eland, hartebeest) e gnus. Existem também muitos répteis, incluindo várias cobras e aves, especialmente os abutres e aves de rapina.

As atrações naturais mais importantes do país são o Delta do Okavango, o Parque Nacional Chobe, a Reserva Moremi Game, o Parque Nacional Makgadikgadi Pans, o Parque Nacional Nxai Pan, os Matsieng Rock Carvings, a Reserva Natural de Mokolodi e o Nata Bird Sanctuary. Em todos esses lugares pode ver os animais no seu ambiente natural.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.