Home / Europa / França / Desfiladeiro do Verdon: a grande Garganta da Provença

Desfiladeiro do Verdon: a grande Garganta da Provença

Ao norte das famosas praias da Costa Azul fica uma das maravilhas naturais da França: O Desfiladeiro do Verdon. O desfiladeiro está localizado no interior longe da costa entre as vilas de Castellane e Moustiers-Sainte-Marie a 90 km de Grasse e St. Raphael e a 110 km de Cannes. O desfiladeiro termina no lago artificial de Lac de Ste-Croix.

O rio Verdon, que forma o desfiladeiro, tem a sua fonte entre o Col d’Allos e o Pic des Trois-Évêchés com 2.819 metros nos Alpes de Alta Provença. O Verdon tem um percurso de 175 km e é um afluente do rio Durance, que por sua vez deságua no rio Ródano.

Uma visita ao Desfiladeiro do Verdon é um passeio imperdível para quem fica na Costa Azul. O Desfiladeiro do Verdon é um dos destinos turísticos mais visitados da Provença. A parte mais espetacular do desfiladeiro fica entre as vilas de Castellane e Pont du Galetas no Lago de St. Croix, um lago artificial, criado após a construção da barragem com o mesmo nome (barrage de Sainte-Croix) em 1973.

O desfiladeiro tem escarpas verticais, que atingem alturas entre 250 e 700 metros, uma largura entre 6 metros e 100 metros na base e entre 200 metros e 1.500 metros de lado a lado no topo do desfiladeiro. O desfiladeiro estende-se para uma distância de 20 km em seus trechos mais espetaculares. Este cenário grandioso e selvagem foi formado ao longo de milénios pelo rio Verdon, que com suas águas verdes-esmeralda torna a garganta ainda mais atraente.

Entre as áreas mais especiais do desfiladeiro o chamado “Styx du Verdon”, nomeado com referência ao Estige da mitologia grega, um dos cinco rios presentes no submundo, é uma espécie de mini-desfiladeiro no desfiladeiro, embora o assim chamado Imbut seja um ponto, onde o rio estreita-se até desaparecer no subsolo. O Desfiladeiro do Verdon é muitas vezes considerado um das mais belas gargantas da Europa.

O desfiladeiro é um destino de grande atração turística por causa da sua beleza. Duas rotas rodoviárias permitem visitar o Desfiladeiro do Verdon: Um primeiro percurso segue pela estrada D952, que corre ao longo da margem direita para o norte a partir de Castellane para Moustiers-Sainte-Marie e um segundo percurso segue pela margem esquerda ao sul entre Aiguines e Castellane ao longo das estradas D71, D90 e D995. A área do desfiladeiro é um destino para os amantes de caminhadas, de canoagem, de parapente, de rafting e de saltos com elástico.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com