Home / América do Norte / Estados Unidos / Nevada: um deserto árido e uma miragem de luzes

Nevada: um deserto árido e uma miragem de luzes

Nevada (Silver State) está localizada no oeste dos Estados Unidos. A cidade mais importante e mais famosa do Estado é Las Vegas, o centro do jogo e do entretenimento. Outra cidade importante é Reno, enquanto a capital do Estado é Carson City. Nevada é limitada a oeste e sudoeste da Califórnia, ao norte de Oregon e de Idaho, a leste de Utah e ao sul-leste da Arizona.

Quase tudo o território de Nevada consiste de deserto ou semi-deserto. A maior parte do Estado encontra-se no Great Basin, um vasto planalto árido. A aridez da área é causada pela presença ao longo da fronteira com a Califórnia pelas montanhas da Serra Nevada, que bloqueiam o fluxo de ar húmido do Oceano Pacífico.

Ao longo da fronteira com a Califórnia fica a montanha mais alta no Estado, o Boundary Peak com 4.005 metros. A parte norte do Estado é caracterizada pela presença do deserto da Grande Bacia (Great Basin desert), um deserto de altitude, localizado numa altura entre 1.200 e 3.500 metros.

No sul da Nevada é o deserto de Mojave, localizado entre 1.000 a 2.000 metros de altura. A área de Nevada foi explorada pelos espanhóis no século XVI e era nominalmente na sua posse até a independência de México em 1821. Em 1848 México, derrotado pelos Estados Unidos, teve de ceder o território de Nevada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 286.367 km², 7º maior Estado dos Estados Unidos da América (EUA)
  • População: 2.600.000 (dados de 2008): europeus 75.2%, africanos 6.8%, asiáticos 4.5%, ameríndios 1.3%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 19,7% (dados de 2000).
  • Capital estadual: Carson City.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 74,0% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 18,5% da população. O filipino (Tagalog) é falado como primeira língua por 2,0% da população (dados de 2005).
  • Religião: Cristãos 67%: católicos romanos 27%, evangélicos 13%, protestantes 13%, mórmones 11%, ortodoxos 2%; adicionalmente judeus 1%, muçulmanos 2% e hindus 1%
  • Fuso horário: UTC-8; verão UTC-7; West Wendover da área nordeste UTC-7; verão UTC-6

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com