Home / Europa / Grécia / Creta como chegar: Voos e Ferries
Balos, Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla
Balos, Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

Creta como chegar: Voos e Ferries

A ilha de Creta é alcançada pela balsa a partir do porto de Pireu, mas há também uma ligação a partir do porto marítimo de Githion no Peloponeso ao porto de Kastelli em Creta ou pelo avião, muitas vezes fazendo uma escala em Atenas.

Melhor a balsa ou o avião?

A balsa é a fórmula mais conveniente do ponto de vista económico, mas é o meio mais lento. Se o seu período de férias é curto, não há uma escolha: É preciso tomar o avião e alugar um carro, porque pela balsa de Atenas você perde dois dias para a ida e volta.

VOOS PARA CRETA

A ilha de Creta é servida por três aeroportos: O principal aeroporto da ilha é o Aeroporto Internacional de Heraklion (HER), que está localizado a 5 km da cidade de Heraklion na região central da ilha. O Aeroporto de Heraklion está entre os aeroportos mais movimentados da Grécia e por número de passageiros é o segundo só depois do aeroporto de Atenas. Muitas das grandes cidades europeias têm voos para Heraklion.

Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla

Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

Os outros dois aeroportos da ilha são os de Sitia (JSH) e Chania (Aeroporto Internacional de Chania). O aeroporto internacional de Chania (CHQ) é o segundo maior da ilha e é freqüentado principalmente por companhias aéreas de baixo custo e voos charter. O Aeroporto Público de Sitia é um pequeno aeroporto localizado na parte oriental da ilha de Creta, que é ligado por voos para Atenas e outras cidades gregas.

Existem vários voos diretos entre as grandes aeroportos europeus e a ilha de Creta. Essas conexões são muito frequentes durante o verão. Alternativamente você pode usar voos com uma mudança de avião em Atenas. Do aeroporto de Atenas há muitos voos diários de ligação com os três aeroportos da ilha de Creta. No verão existem voos charter para Creta a partir de vários aeroportos europeus.

BALSAS PARA CRETA

A ilha de Creta é bem servida por ligações de ferry diárias com o principal porto grego, Pireu, que é o porto de Atenas. A ilha de Creta é ligada por balsa com Thessaloniki, a península do Peloponeso, Santorini e outras ilhas das Cíclades, Rhodes e mais ilhas do Dodecaneso.

Os portos de Creta mais utilizados pelos ferries são os de Heraklion, Agios Nikolaos, Sitia, Rethymno, Souda, Chania e Kissamos. Entre os portos de Pireu e Creta precisa entre 7 e 9 horas de ferry. O tempo necessário para o ferry entre Santorini e Creta varia entre 1 ½ e 2 ½ horas, enquanto de Mykonos precisa 4 horas e meia de ferry.

IR DE AUTOMÓVEL EM CRETA

Quanto a comunicações terrestres note-se que a ilha de Creta não há ferrovias ou autoestradas. Há apenas ao longo da costa norte uma estrada principal, que atravessa a ilha permitindo dentro de 3½-4 horas percorrer de Agios Nikolaos na parte oriental da ilha para Kastelli, que fica a 250 km na extremidade oposta a uma velocidade de 70 Km/h. Após de Agios Nikolaos a estrada principal bifurca-se em dois ramos: um em direção sul para Ierapetra no mar da Líbia a 36 km de Agios Nikolaos e outro para o leste permitindo chegar a Sitia (70 km) e Vai (90 km).

O acesso para a costa sul da ilha é mais desconfortável, porque obriga o turista a passar por estradas sinuosas de montanha alcançando às aldeias localizadas no mar da Líbia. Na parte ocidental a comunicação com as outras aldeias é possível apenas através das linhas de Navegação Marítima. Alternativamente deve-se voltar na direção das montanhas da costa do norte ao longo dum trecho da estrada costeira e em seguida em direção sul ao Mar da Líbia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com