Home / América do Norte / Estados Unidos / O Utah: os mais belos parques do Velho Oeste

O Utah: os mais belos parques do Velho Oeste

O Utah (Beehive State) é o Estado dos mórmons, onde ainda quase 60% da população são de confissão mórmon. O Estado está localizado no oeste dos Estados Unidos, é um Estado sem litoral, limitado ao sul pela Arizona, a oeste pela Nevada, ao nordoeste pelo Idaho, ao noroeste pelo Wyoming, a leste pelo Colorado e ao sudeste tem um bordo de seu território em comum com o Novo México. A capital estadual e maior cidade do Utah é Salt Lake City.

O território do Utah é um dos mais ricos em belezas naturais dos Estados Unidos, composto em grande parte dos planaltos atravessados por várias cadeias de montanhas: Das Montanhas Rochosas, incluindo o mais importante, que é a Wasatch Range, que atravessa o Estado de norte a sul, enquanto a nordeste estão as Uinta Mountains com a mais alta montanha de Utah, o Kings Peak com 4.123 metros.

A oeste está o árido Great Basin, que inclui também o noroeste do Deserto do Grande Lago Salgado e o Grande Lago Salgado mesmo (Great Salt Lake). Para o sudeste estende-se o Planalto do Colorado, atravessado pelo rio Colorado, que ao longo dos milênios formou belas paisagens. É nesta área, que encontram-se os 5 parques nacionais do Utah.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 219.887 km², 13º maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 2.736.000 (dados de 2008): europeus 89.2%, asiáticos 1.7%, ameríndios 1.3%, africanos 0.8%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 9,0% (dados de 2000).
  • Capital estadual: Salt Lake City.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 85,9% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 9,0% da população (dados de 2005).
  • Religião: cristãos 83% – católicos romanos 10%, evangélicos 7%, protestantes 7%, mórmons 58%
  • Fuso horário: UTC-7; verão: UTC-6

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com