Home / Europa / Grécia / Creta atrações turísticas: que ver em Creta
O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla
O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

Creta atrações turísticas: que ver em Creta

A ilha de Creta é conhecida por seu mar e suas belas praias como Balos, Elafonissi, Falasarna e a praia das palmas da Vai e para os interessantes sítios arqueológicos de Cnossos, Festos, Agia Triada, Malia, Gortyn, Kato Zakros, a necrópole de Fourní e o Museu Arqueológico de Heraklion com os famosos afrescos de Cnossos parcialmente recuperados.

Diversos povos deixaram vestígios claros de sua passagem em Creta: Os bizantinos deixaram importantes obras de sua presença, especialmente na arquitetura religiosa.  Os venezianos construiram fortificações impressionantes como Souda, Rethymno, Candia (Heraklion), Spinalonga, La Canea (Chania), Gramvousa, Kasteli (Kissamos), Castelfranco (Frangokastelo) e Ierapetra.

A capital Heraklion está no centro da ilha, onde chegam as balsas, que vêm de Pireu e onde está o principal aeroporto da ilha. Aqui fica um museu arqueológico interessante e não muito longe de Heraklion está também o sítio arqueológico de Cnossos.

A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla

A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

Se você tiver que escolher qual parte da ilha – quase tão longa quanto a Sardenha – para visitar, a parte ocidental é a que tem as mais belas praias como Elafonissi, Falasarna e Balos e os locais mais característicos como o desfiladeiro de Samaria.

Na costa norte há os quatro centros principais da ilha: Chania, Rethymno, Heraklion e Agios Nikolaos. Por trás dessa faixa de terra existem as montanhas, que estão no inverno cobertas de neve. O Lefka Ori, que é a montanha mais alta, tem uma altura de 2.500 metros.

A paisagem é a da Grécia clássica com algumas diferenças: Há mais culturas agrícolas em comparação com o continente. A vegetação está confinada ao fundo do vale, onde fluem os curtos e raros cursos de água da ilha. As montanhas são em sua maioria áridas, adornadas no verão das flores de loendros, que crescem nas encostas na confluência da escassa água de chuva.

Não perca uma visita ao desfiladeiro de Samaria, localizado no sul da ilha e a península de Akrotiri – não muito longe da cidade de Chania – com seus mosteiros ortodoxos ricos em história:  Moni Agia Triada, Moni Gouvernéto e Moni Katoliko, a gruta de São João o Eremita e a praia de Stavros. Visite também os mosteiros de Arkadi e Preveli.

A costa oeste da ilha de Creta: Elafonissi, Falasarna e Paleochora

A costa leste da ilha de Creta: Vai, Lasithi, Xerocambos

Cnossos: o mais importante sítio arqueológico na ilha de Creta

Balos: a praia mais espetacular na ilha de Creta

O desfiladeiro de Samaria: o cânion da ilha de Creta

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: