Home / Europa / Grécia / Kythnos: termas e aldeias pitorescas

Kythnos: termas e aldeias pitorescas

Kythnos com 100 km² e uma população de 1.600 é uma ilha grega nas ilhas Cíclades. A ilha está entre as mais próximas de Atenas e Ática. Fica ao sul da ilha de Kea e ao norte de Serifos. A capital da ilha é a vila de Hora ou Kythnos, que está localizada no centro da ilha, enquanto o porto de Kythnos, fica na aldeia de Merichas, onde as balsas chegam. Existe no centro da costa oeste.

Kythnos tem uma costa acidentada com muitas enseadas e o interior está cheio de colinas, que não atingem alturas consideráveis​​. A montanha mais alta é a Iliass com 336 metros. No interior da ilha existem duas aldeias, que são muito características: as aldeias de Hora (ou Kythnos) e de Dryopida. Ambas as aldeias são uma composição de casas brancas com ruas estreitas e sinuosas, com escadas e telhados de arquitectura tradicional das Cíclades. Dryopida está localizada perto da caverna de Kataphyki. É uma caverna cheia de estalactites e estalagmites.

Na pequena aldeia de Loutra, localizada ao longo da costa no nordeste da ilha, existem fontes termais, cujas águas são conhecidas para curar problemas ginecológicos. O antigo nome da ilha em veneziano era Thermia, um nome derivado da presença de fontes termais minerais na aldeia de Loutra. Nas proximidades de Loutra pode visitar por um caminho numa hora e meia a cidade fantasma de Paleokastro, que foi a antiga capital da ilha na Idade Média. Existem restos de construções antigas e do castelo.

A ilha tem várias praias. A maioria está localizada ao longo da costa oeste, especialmente em torno da pequena vila de Kolona. São as praias de Fikiado, Episkopi e Apokrousi. Na parte sul da ilha ficam as praias de Flambouria e Dimitrion. A praia de Kanala é uma das poucas praias acessíveis por estrada ao longo da costa leste. Aqui está o mosteiro de Panagia Kanala.

A ilha foi habitada desde o IX milênio a.C.. Já era famosa nos tempos antigos para suas nascentes termais e terapêuticas. Desde o início do século XIII Kythnos tornou-se um posse da República de Veneza,, que dominou a ilha por mais de 400 anos (1207-1617). Os turcos otomanos ocuparam Kythnos em 1617 e lá permaneceram até a independência grega.

COMO CHEGAR A KYTHNOS

FERRIES: O porto de Kythnos, a aldeia de Merichas, está diretamente ligado por ferries diários com Pireu, o porto da capital grega. Faz da ilha um destino muito popular para os turistas locais. A ilha está também ligada por ferry com outras ilhas Cíclades como Ios, Folegandros, Milos, Paros, Santorini, Serifos, Sifnos e Siros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com