Home / África / Botswana / Botswana: animais selvagens, zonas húmidas e terras secas

Botswana: animais selvagens, zonas húmidas e terras secas

Botswana (Republic of Botswana/República do Botswana) é uma república presidencial na África do Sul, que tem a capital Gaborone. Um ex-protetorado britânico, o país não tem acesso ao mar e é limitado a norte e a oeste pela Namíbia, a norte pela Zâmbia, ao nordeste pelo Zimbabwe e ao sudeste e sul pela África do Sul.

O território do país é composto em grande parte dum planalto, que tem uma altura de 1.000 metros. Este planalto é ocupado pelo sudoeste do deserto do Kalahari e atravessado pelos rios Okavango e Limpopo.

O maior rio em Botswana é o Okavango, que nasce em Angola e espalha suas águas no chamado Delta do Okavango, uma vasta área pantanosa, localizada no norte do país. Durante as cheias o rio é capaz de atravessar a zona do delta e com o nome de Botletle continua o seu curso em direção à bacia de Sal do Makgadikgadi Pan.

No noroeste do país é a montanha mais alta do país: os Tsodilo Hills, que chegam a 1.489 metros. Os recursos minerais são consideráveis. Botswana tem depósitos minerais ricos, incluindo diamantes, níquel, cobre, carvão, manganês e cobalto. Uma certa importância é também coberta pela criação de gado, enquanto a agricultura não é favorecida por causa do clima.

Botswana é do ponto de vista natural um dos destinos mais interessantes do continente. Há muitos parques nacionais, que cobrem mais de 17% do território do país. Entre as áreas mais famosas é o Delta do Okavango, o Deserto do Kalahari, o parque nacional Chobe e o Makgadikgadi Pan.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 581.730 km²: Área arável 0,7%, prados e pastagens 44%, florestas e arbustos 45,5%, terra inculta e improdutiva 9,8%
  • População: 1.639.000 (censo de 2006), na maioria tswana 79%, em seguida brancos 7%, kalanga 4%, basarwa 3%, san e herero.
  • Capital: Gaborone.
  • Língua oficial: O idioma oficial é o inglês. O tswana é a língua nacional.
  • Religião: cristãos 70%, animistas 30%
  • Moeda: Pula (BWP)
  • Fuso horário: UTC+2 horas.