Home / Europa / Irlanda / Irlanda como chegar: voos, autocarros, ferries

Irlanda como chegar: voos, autocarros, ferries

VOOS PARA A IRLANDA E AEROPORTOS

A República da Irlanda tem três aeroportos principais (Dublin, Shannon e Cork) relacionados com o resto da Europa e do mundo por vários voos. O Aeroporto de Dublin é o mais movimentado da Irlanda. Está a poucos quilómetros ao norte de Dublin. Na Irlanda do Norte os aeroportos mais importantes são os dois aeroportos de Belfast (Belfast City e Belfast International).

A companhia aérea nacional é a Aer Lingus, embora a Ryanair – famosa companhia aérea de baixo custo – seja a mais importante companhia aérea irlandesa. A Irlanda está bem conectada com o resto da Europa por voos regulares e voos de baixo custo.

VOOS PORTUGAL/BRASIL – IRLANDA

Portugal está ligado com a Irlanda pela Air Lingus e a Ryanair por voos a partir dos aeroportos de Lisboa e Faro para o Aeroporto de Dublin. Há também voos sazonais tanto da Aer Lingus que da Ryanair, que ligam o aeroporto de Faro no Algarve com os de Shannon na Irlanda centro-oeste e Cork no sul da Irlanda. A EasyJet liga o aeroporto de Faro no Algarve com o de Belfast na Irlanda do Norte.

Para quem vem do Brasil precisa de voar para uma das capitais europeias como Lisboa, Madrid, Paris ou Londres e em seguida tomar um voo para Dublin.

FERRIES PARA A IRLANDA

Transporte Internacional: A maioria dos ferries para o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte partem dos portos irlandeses de Dublin, Dun Laoghaire, Rosslare, Larne e Belfast. Rosslare está conectado com os portos ingleses de Fishguard e Pembroke. O porto galês de Holyhead está ligado por ferry para a Irlanda por Dun Laoghaire e Dublin (Dublin Port). Dublin Port está também conectado com os portos de Liverpool, Douglas e Heysham. Na Irlanda do Norte ferries partem para a Grã-Bretanha a partir dos portos de Larne e Belfast. O porto francês de Cherbourg está ligado por ferry com o porto irlandês de Rosslare, enquanto o porto francês de Roscoff está ligado por ferry com o porto irlandês de Cork.

Transporte interno: Há ferries regulares, que ligam as ilhas de Aran com Rossaveal, uma cidade portuária na costa de Galway. Outras ilhas ligadas por serviços de ferry são aquelas de Aranmore Island no Donegal, Clare Island ao largo da costa de Mayo, Sherkin Island e as ilhas de Cape Clear ao largo da costa oeste de Cork.

COMBOIOS PARA A IRLANDA

A Irlanda tem uma boa rede de serviços de transporte ferroviário, que ramifica-se a partir de Dublin e toca uma grande parte do país com excepção da região de Donegal. As ferrovias irlandesas são geridas por Iarnród Éireann (Irish Rail). A rede atual estende-se para um total de 2.000 km.

AUTOCARROS PARA A IRLANDA

A Irlanda é servida por uma extensa rede de autocaros, que cobre a maior parte do país. Essa rede de conexões de autocarros é administrada pelos Bus Éireann (Irish Bus). A rede de autocarros na República da Irlanda tem mais de cinquenta rotas e em colaboração com Ulsterbus presta serviços regulares para muitas cidades em toda a Irlanda do Norte. Há também serviços regulares diários em muitas áreas rurais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com