Home / África / África
Sossusvlei, Deserto do Namibe, Namib-Naukluft, Namíbia. Autor e Copyright Marco Ramerini..
Sossusvlei, Deserto do Namibe, Namib-Naukluft, Namíbia. Autor e Copyright Marco Ramerini..

África

África, o continente que foi o berço da humanidade, tem uma área de 30 225 000 km², e depois da Ásia, é o segundo maior continente, representando 20,3% das terras do planeta, seus habitantes, são mais de 900 000 000, que constitui 14% da população mundial. África, tem uma forma triangular alargada na parte norte e está orientada ao longo do eixo norte-sul, com o sul da secção na forma de um triângulo com o vértice dirigido para o sul. O continente está banhado para o norte pelo Mar Mediterrâneo, para o nordeste do canal do Suez e do Mar Vermelho, para o leste eo sudeste pelo Oceano Índico, para oeste pelo Oceano Atlântico.

África está quase totalmente rodeada pelo mar, única conexão com os outros continentes é representada pela península do Sinai que liga a Ásia, enquanto que o Estreito de Gibraltar e o Canal da Sicília separá-la da Europa. O ponto extremo norte do continente é Ras Ben Sakka, a oeste do Cabo Branco, na Tunísia (37 ° 21 ‘N), o ponto mais meridional é Cape Agulhas na África do Sul (34 ° 51’15 “S), o ponto mais ocidental é Cabo Verde (17 ° 33’22 “W) e ponto mais oriental é o Ras Hafun na Somália (51 ° 27’52” E). Há poucas ilhas, a única grande é o Madagáscar (587.000 km ², após a Gronelândia, Nova Guiné e Bornéu é a quarta ilha do mundo), situado no Oceano Índico, e no leste de Madagáscar, são as ilhas Reunião e Maurícias, enquanto ao norte, situa-se o arquipélago das Seychelles e ao norte-oeste do Madagáscar o arquipélago das Ilhas Comores, ao largo da costa da Somália é a ilha de Socotra.

No Oceano Atlântico a presença de ilhas é ainda menor, no Golfo da Guiné são as ilhas de Fernando Poo (Bioko), São Tomé, Annobon, Príncipe; ao largo do Oceano Atlântico são as ilhas de Ascensão, Santa Helena e Tristão da Cunha, enquanto estão ao longo da costa oeste da África as arquipélagos das ilhas de Cabo Verde, Canárias e Madeira. A África é o continente com vários estados independentes (53), a maior do continente é o Sudão, enquanto a menor são as ilhas Seychelles. O menor estado na terra firme do continente é a Gâmbia.

A África tem a estrutura de um único grande planalto rígido e desprovido de flexão, se você excluir a cordilheira do Atlas em Marrocos. A diferenças em altura foram causadas por fraturas e falhas que levantou e baixou toda a placa, estes movimentos da crosta terrestre levou à formação de cones vulcânicos do Monte Kilimanjaro e Quénia na África Oriental e resultou na formação da Vale do Rift e terras altas da África Oriental e do Sul.

A parte norte do continente é caracterizada pela presença do Saara, o maior deserto do mundo, estendendo-se desde o Oceano Atlântico a oeste, o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste, e para sul, até à região semi-árida conhecida como o Sahel, o deserto do Saara tem uma área total de 9 100 000 km ². A região tem alguns picos isolados, como o Maciço do Tibesti, no Chade, cujo principal pico é o Emi Koussi (3 415 metros), e como o Hoggar na Argélia que, com o Tahat atinge 2 918 metros. A cadeia Atlas em Marrocos, cujo pico mais alto é Monte Toubkal (4 165 metros), fica ao norte-oeste do Sahara. Para o limite sul do Sara há várias cadeias de montanhas, para sul-oeste situa-se o planalto do Fouta Djalon; para o sul são o maciço de Adamaoua e as montanhas dos Camarões.

Mapa da África

Mapa da África

África Ocidental tem poucas montanhas, o Monte Camarões (4 095 m), é a montanha mais alta. O curso de água mais longo da região é o Níger, nascido no Fouta Djalon na Guiné e, através de Mali e Níger, onde serve de fronteira entre este país e o Benim, atravessa a Nigéria, e desagua no Golfo da Guiné. Outro rio importante da região é o rio Senegal, que flui na parte norte do país do mesmo nome e marca a fronteira com a Mauritânia. No meio da área é semi-deserto é o bacia do lago Chade (16 300 km ²), lago no processo de redução progressiva.

África Oriental é caracterizada pela enorme depressão tectónica da Vale do Rift que se estende por cerca de 4 830 km da Síria para Moçambique. Aqui os planaltos atingir altitudes elevadas, especialmente na região da Etiópia onde o ponto mais alto é alcançado pela Ras Dascian (4 620 metros).

Na depressão do Afar (depressão da Dancalia), na fronteira entre a Etiópia, Eritreia e Djibuti, é o Lago Assal (-155 m abaixo do nível do mar) o ponto mais baixo da África, localizado no pequeno estado do Djibuti. Mais a sul, ao longo do Vale do Rift subir vários picos vulcânicos, incluindo o monte Kilimanjaro (5 895 metros, a montanha mais alta da África), o monte Quênia (5 199 metros), e o monte Elgon (4 321 metros).

A Vale do Rift é pontilhada com numerosos e vastos lagos como o Lago Turkana (7 100 km ²), o Lago Victoria (69 490 km ², o maior lago da África eo terceiro do mundo depois do Mar Cáspio e do Lago Superior), o Lago Alberto (5 400 km ²), o Lago Kivu, o Lago Tanganica (32 893 km ² e uma profundidade máxima de 1 436 metros é o segundo maior lago do mundo por profundidade após Bajkal Lago), o Lago Niassa (30 800 km ²). Oeste da Vale do Rift é o maciço do Ruwenzori, que chega a 5 109 metros de altura, para além se estende o bacia do rio Congo cuja superfície chega a 3 690 000 km ², o segundo bacia hidrográfica do mundo depois do Rio do Amazonas. África do Sul é caracterizada por um planalto, que tem uma média de 1 000 metros, alternando algumas grandes depressões como o deserto Kalahari, uma vasta região do deserto que se estende ao longo de 850 000 km ², e o deserto do Namib. Para o sul fica o Karroo, um planalto árido cuja superfície é de 300 000 km ², além do Karroo é a cadeia de montanhas do Dragons (Drakensberg), até 3 482 metros de altura, com o monte Thabana Ntlenyana.

Kokerboom (Aloe dichotoma), Namíbia. Author and Copyright Marco Ramerini

Kokerboom (Aloe dichotoma), Namíbia. Autor Marco Ramerini

Entre os grandes rios de África em primeiro lugar é para o Nilo, o rio mais longo do mundo (6 671 km de comprimento), que desemboca no Mar Mediterrâneo, onde flui muita água da África Oriental; seguiu o Congo, com mais de 4 200 km de comprimento, que desemboca no Oceano Atlântico, a bacia do Congo (3 690 000 sq km) é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo depois do Amazonas; outros rios importantes em África são o rio Zambeze (2 660 km de comprimento) e o Limpopo que desemboca no Oceano Índico e, finalmente, o Níger (4 160 km de comprimento) e o Orange, que correm para o Oceano Atlântico.

CLIMA DA ÁFRICA

África devido à sua extensão norte-sul apresenta uma grande variedade de climas, que vão desde o clima tropical da zona equatorial, o clima do deserto do Saara e do Kalahari, o sub-ártico clima dos picos mais elevados. Grande parte do continente, em particular a zona norte e ao sul-oeste é dominada pelo clima do deserto ou clima árido, enquanto a área central, atravessada da o equador, tem um clima equatorial, com grandes áreas dominadas pela floresta tropical, outras partes do centro e sul do continente são dominados pela savana, as regiões intermédias, o chamado Sahel, são representados por estepe. A ponta sul da África do Sul e algumas áreas fronteiriças do Mar Mediterrâneo têm clima mediterrânico temperado, com temperaturas não muito elevadas no verão e invernos suaves.

A zona equatorial tem alta temperatura, poucas diferenças sazonais de temperatura, com abundantes chuvas distribuídas ao longo do ano, com máximo em junho e dezembro. As áreas com clima tropical que se estendem ao norte e ao sul do equador, com diferenças de temperatura anual sensível, com altas temperaturas e períodos de chuva zénital (ou seja, as chuvas se concentram em maior medida nos períodos imediatamente após a passagem do Sol no zénite) alternando com uma ou duas estações secas.

As regiões do deserto do Saara, do Kalahari e do Namib são caracterizados pelo clima desértico com temperaturas elevadas no verão, pouca ou nenhuma precipitação, diferenças de temperatura diurna e anual significativa.

TURISMO NA ÁFRICA

No que diz respeito ao fluxo de turistas, segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), com 49,300,000 turistas em 2006, a África representa 5,8% do turismo mundial. Os mais visitados países em África são Egipto, África do Sul, Marrocos e Tunísia.

África, há muitas atrações turísticas, principalmente as grandes e diversas culturas do seu povos, além de a sítios arqueológicos, os animais dos parques, a fantástica paisagem natural desta fascinante continente. Além disso, podemos dizer que, para um total de 890 sites (dados atualizados para 2009) declarados pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, 120 (13,48%) estão em África.