Home / América do Sul / Brasil / Rio Grande do Sul: lagoas, cânions e imigração européia
Praia de Guarita, Torres, Rio Grande do Sul, Brasil. Author Valdiney Pimenta. Licensed under the Creative Commons Attribution
Praia de Guarita, Torres, Rio Grande do Sul, Brasil. Author Valdiney Pimenta

Rio Grande do Sul: lagoas, cânions e imigração européia

O Estado do Rio Grande do Sul é o Estado mais meridional do Brasil. A leste tem uma longa costa banhada pelo Oceano Atlântico, enquanto a sul faz fronteira com o Uruguai, para o oeste com a Argentina, ao norte invés é o Estado brasileiro de Santa Catarina. A fronteira com a Argentina e uma parte da fronteira com o Estado de Santa Catarina é marcada pelo rio Uruguai.

A parte norte do Estado é composta por um planalto, que é uma continuação das terras altas do sul do Brasil (Planalto Meridional). A sua altura é entre 600 e 900 metros. No nordeste é o ponto mais alto do Estado: o Pico do Monte Negro com 1.398 metros, que faz parte das montanhas da Serra Geral.

No centro o Rio Grande do Sul é atravessado por uma grande depressão, a Depressão Central, que é caracterizada por um terreno plano levemente ondulado. Esta é a região mais densamente povoada. Perto da costa fica a cidade de Porto Alegre.

Mapa do Rio Grande do Sul. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Mapa do Rio Grande do Sul. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Ao longo da costa baixa e arenosa do Oceano Atlântico existem áreas planas. Aqui foram formadas numerosas lagoas de água salgada e de água doce. Os maiores são a Lagoa dos Patos, a Lagoa Mirim e a Lagoa da Mangueira.

O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais ricos do Brasil. Os setores líderes de sua economia são a agricultura, a pecuária e a indústria. Particularmente relevantes são os setores agro-alimentar, de engenharia e de alta tecnologia. O centro principal e a capital do Estado é Porto Alegre.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 281.748 km²
  • População: 10.693.929 (situação em 2010): brancos 82,3%, pardos 11,4%, pretos 5,9%, amarelos e indígenas 0,4%
  • Capital: Porto Alegre
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem