Home / Ásia / Indonésia / Raja Ampat: O melhor lugar de mergulho do mundo

Raja Ampat: O melhor lugar de mergulho do mundo

Este destino turístico relativamente novo da Indonésia está localizado na Península de Doberai, também conhecida como Península de Vogelkop, que é o extremo oeste da grande ilha da Nova Guiné. Raja Ampat, na Papua Ocidental, é considerada um dos melhores lugares do mundo para mergulhar e possui a biodiversidade subaquática mais rica do planeta.

O arquipélago é formado por quatro ilhas maiores (Misool, Salawati, Batanta e Waigeo) e uma miríade de ilhas menores. A Ilha Waigeo, uma das quatro grandes ilhas de Raja Ampat, é a porta de entrada dos turistas a esta maravilha da natureza. As ilhas são cruzadas pelo Equador, por isso têm um clima quente e úmido. O clima de Raja Ampat.

Essas ilhas são um reino natural intocado. A selva geralmente os cobre inteiramente. São belas praias de areia branca que se alternam com ilhotas verdes em forma de cogumelo ricas em vegetação que tornam a paisagem quase surreal. As ilhas também oferecem cavernas e lagoas, mas suas principais atrações ficam embaixo d’água: essas ilhas, na verdade, guardam um recife de coral que é considerado o coração da biodiversidade mundial de recifes de coral.

O RECIFE DE CORAL

Os recifes dessas ilhas são o lar de centenas de espécies de corais e milhares de peixes e moluscos de coral. De acordo com um relatório “The Nature Conservancy and Conservation International“, cerca de 75% das espécies marinhas do mundo vivem nessas águas. Este é o lugar que todos os mergulhadores sonham. Aqui estão os nomes de alguns dos mais belos pontos de mergulho: Mike’s Point, Batu Lima, Blue Magic, Mios Kun e Manta Sandy.

Nas águas de Raja Ampat, você poderá admirar uma vida subaquática única de beleza surpreendente. Você pode encontrar cardumes enormes de atuns, barracudas, tartarugas marinhas e talvez até dugongos. Entre outras coisas, se você está lá no momento certo, será possível nadar com mantas. A temporada de observá-los no Raja Ampat vai do final de novembro a maio.

BELEZAS NATURAIS ACIMA DA ÁGUA

Se você visita essas ilhas além de praticar snorkeling, caiaque e mergulho, também terá a oportunidade de procurar e admirar as espetaculares aves do paraíso que habitam as ilhas. A paisagem acima da superfície do mar é igualmente espetacular. Entre os locais a não perder está, sem dúvida, Piaynemo nas ilhas Fam, um conjunto de ilhas localizadas a cerca de 40 km de Wasai, ou seja, a pouco mais de 2 horas de barco. Aqui, os visitantes caminham até uma plataforma de observação para apreciar a vista dessas ilhas espetaculares. Este é o lugar mais fotografado em Raja Ampat.

Outro lugar igualmente bonito, mas mais difícil de alcançar, é a Ilha Wayag, localizada 150 km a noroeste da Ilha Waigeo. Aqui existe uma grande lagoa com dezenas de ilhotas. O panorama que oferece o terraço panorâmico com vista de cima desta lagoa é quase surreal, parece um vislumbre do paraíso. Se você fizer uma busca de imagens no Google, encontrará imagens maravilhosas deste destino.

COMO CHEGAR A RAJA AMPAT?

A porta de entrada para as Ilhas Raja Ampat é a cidade de Sorong. Aqui está um aeroporto, Domine Eduard Osok Airport, que tem voos domésticos regulares operados por várias companhias aéreas, incluindo Garuda Indonesia, Batik Air e Lion Air. Para chegar às ilhas Raja Ampat é necessário chegar ao molhe Sorong de Pelabuhan Rakyat (porto público). Para fazer isso, basta pegar um táxi do aeroporto até o porto de balsas de Sorong. As balsas para as Ilhas Raja Ampat (ou seja, Porto Wasai) partem de Sorong Pelabuhan Rakyat (porto público). O tempo necessário para a travessia do braço do mar de cerca de 60 km varia entre 2 e 3 horas.

Qual é a melhor época para ir para Raja Ampat?

Booking.com