Home / América do Sul / Argentina / Buenos Aires: a capital e o centro económico da Argentina
Buenos Aires, Argentina. Author David Berkowitz. Licensed under the Creative Commons Attribution
Buenos Aires, Argentina. Author David Berkowitz

Buenos Aires: a capital e o centro económico da Argentina

Buenos Aires, capital da Argentina, é uma das maiores áreas metropolitanas da América Latina e é o motor industrial, cultural, económico e comercial do país. A cidade tem quase 3 milhões de habitantes, mas na sua área metropolitana vivem quase 13 milhões de pessoas.

Buenos Aires está localizado numa área plana ao longo da margem sul do Rio da Prata em frente da cidade uruguaguaia de Colonia do Sacramento, que está localizada junto à margem norte do rio.

Uma primeira colónia sobre o lugar onde fica hoje a cidade de Buenos Aires foi fundada em 1536 pelo explorador espanhol Pedro de Mendoza. Este posto avançado fundado por Mendoza foi localizado no que hoje é o bairro de San Telmo no sul do centro da cidade. O nome original foi Ciudad de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre, mas a hostilidade dos nativos fizeram as vidas dos primeiros colonos difíceis e em 1541 apenas 5 anos após sua fundação a colónia foi abandonada.

Buenos Aires, Argentina. Author David Berkowitz. Licensed under the Creative Commons Attribution

Buenos Aires, Argentina. Author David Berkowitz

Foi somente em 1580 que os espanhóis chefiados por Juan de Garay estabeleceram-se na área novamente, fundando a atual cidade de Buenos Aires (Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora de los Buenos Aires). A cidade cresceu muito lentamente e permaneceu à margem do império espanhol até o século XVIII, quando em 1776 se tornou a capital do Virreinato do Río da Prata e posteriormente com a independência da Argentina a capital do novo Estado.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem