Home / Europa / Lituânia / Lituânia atrações turísticas: que ver na Lituânia
Castelo de Kaunas, Lituânia. Autor Creative. No Copyright
Castelo de Kaunas, Lituânia. Autor Creative

Lituânia atrações turísticas: que ver na Lituânia

As cidades de Vilnius e Kaunas/Kauen são os principais destinos turísticos da Lituânia. A capital Vilnius, cujo centro histórico faz parte do Património Mundial da UNESCO, é uma cidade cheia de prédios de vários estilos do gótico ao renascentista, do barroco ao rococó. Kaunas/Kauen, a segunda maior cidade do país, é uma cidade bonita com uma cidade medieval charmosa com uma grande catedral gótica e vários outros edifícios de prestígio.

Nos arredores da capital situa-se o espetacular castelo de Trakai/Traken, construído numa ilha dum lago. Vale também a pena visitar a pequena cidade de Trakai/Traken, que no século XIV foi a capital da Lituânia. Entre as curiosidades do país entre Vilnius e Kaunas o sítio arqueológico de Kernavė/Kernau, também Património Mundial da UNESCO, que mostra os restos de antigos povoados fortificados e cemitérios pré-históricos, bem como restos de fortificações medievais.

Ao longo da costa do Báltico é Klaipeda, o Memel antigo, o principal porto do país, o que em tempos medievais era um importante porto da Liga Hanseática e uma cidade controlada pelos Cavaleiros Teutônicos. O seu centro histórico mostra sinais de arquitetura e cultura alemã, que uma vez foi predominante na cidade. Para o leste de Klaipeda é Kretinga/Krottingen, uma vila com uma bela cidade antiga e famosa por seu Jardim de Inverno, a Orangerie, com muitas plantas exóticas.

Castelo de Trakai, Lituânia. Autor Karmen. No Copyright

Castelo de Trakai, Lituânia. Autor Karmen

Ao longo da costa curta do Mar Báltico da Lituânia existem balneários famosos e populares como Palanga/Polangen, caracterizado por uma praia longa e bela e povoações mais pequenas costeiras como Nida/Nidden e Juodkrantė/Schwarzort, localizadas no Istmo da Curlândia (Kuršių nerija). É uma longa faixa de areia, que pertence a metade à Lituânia e a outra metade à Federação Russa, que separa o Mar Báltico da Lagoa da Curlândia (Kuršių marios). Todo o pontal foi declarado património mundial pela UNESCO por causa da natureza e da paisagem importante com suas dunas especiais móveis, que estão entre as maiores da Europa.

Para o norte de Kaunas é a pequena cidade histórica de Kėdainiai/Kedahnen, uma das mais antigas da Lituânia. A poucos quilómetros de Kaunas encontra-se o mosteiro de Pažaislis, o mais belo exemplo de edifício barroco italiano do país. As duas mais importantes estâncias termais da Lituânia são as vilas de Birštonas, localizada ao sul de Kaunas, e Druskininkai perto da fronteira sul com a Bielorrússia.

No norte da Lituânia a dez quilómetros ao norte da cidade de Šiauliai/Schaulen fica o Monte das Cruzes (Kryžių kalnas) numa colina, onde há milhares de cruzes colocadas por peregrinos. A origem deste costume é desconhecida, mas pegou muito vigor durante a era comunista como um símbolo de rebelião contra a ocupação soviética.

A natureza da Lituânia, formada principalmente por paisagens naturais, que consistem de lagos e florestas, é protegida por cinco pequenos Parques Nacionais. Os maiores são os de Aukštaitija e Dzukija. Além destes Parques há vários parques regionais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: