Home / Oceania / Polinésia Francesa / Polinésia Francesa: as encantadoras ilhas dos Mares do Sul
Bandeira da Polinésia Francesa
Bandeira da Polinésia Francesa

Polinésia Francesa: as encantadoras ilhas dos Mares do Sul

A Polinésia Francesa (Polynésie Française) é uma coletividade ultramarina francesa, que é regida por um estatuto de autonomia e fica no Sul do Pacífico. O território é composto de cinco arquipélagos de ilhas espalhadas por mais de 2,5 milhões km² no oceano Pacifico – o equivalente da área de Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Polónia, Bélgica e dos Países Baixos. Em esta vasta área a superfície total de terra é de 3.660 km², a qual juntam-se 597 km² de águas internas e de lagoa.

A Polinésia Francesa é composta por mais de cem ilhas de origem vulcânica ou de coral, distribuídas entre cinco arquipélagos: as Ilhas da Sociedade, por sua vez divididas em Ilhas de Barlavento (Taiti, Moorea, Maiao, Mehetia e Tetiaroa) e em Ilhas Sotavento (Raiatea, Tahaa, Huahine, Bora Bora, Maupiti, Tupai, Manuae, Mauphiaa e Motu One), as Ilhas Tuamotu, as Ilhas Gambier, as Ilhas Marquesas e as Ilhas Austrais.

A mais importante ilha é Taiti nas Ilhas da Sociedade, que é também a maior com 1.048 km² e a mais populosa com 178.000 habitantes em 2007.  A capital da Polinésia Francesa é Papeete. Na ilha de Taiti fica também a montanha mais alta da Polinésia Francesa: o Monte Orohena, que chega a 2.241 metros de altura.

As principais fontes de renda para as ilhas são o turismo, o cultivo de pérolas, a pesca, a agricultura com coqueiros, copra, café, algodão, cana-de-açúcar e baunilha. O mais importante item de exportação da Polinésia Francesa são as famosas pérolas negras de Taiti.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 3.660 km² além de 597 km² de águas internas e de lagoa: terras aráveis 7%, prados e pastagens 5%, florestas 31%, terras incultas e improdutivas 57%
  • População: 259.500 (situação em 2007): polinésios 83%, europeus 12% – principalmente franceses, asiáticos 5% – sobretudo chineses e vietnamitas
  • Capital: Papeete (na ilha de Tahiti)
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês.
  • Religião: cristãos: protestantes 54% e católicos romanos 30%
  • Moeda: Franco CFP (XPF).
  • Fuso horário: UTC-10

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com