Home / América Central e Caribe / Nicarágua / Nicarágua: a terra dos lagos e vulcões

Nicarágua: a terra dos lagos e vulcões

A Nicarágua (República de Nicarágua) é uma república presidencial na América Central. Por extensão é o maior Estado da América Central, limitado a norte por Honduras, para o sul pela Costa Rica e a leste é banhada pelo Mar do Caribe e a oeste pelo Oceano Pacífico. A sua capital é a cidade de Manágua. Fazem parte do Estado de Nicarágua também as Islas del Maiz (Corn Islands com 12 km²), localizadas no Mar do Caribe. Há duas ilhas: a Isla del Maiz (Corn Island) e a Isla Pequeña de Maiz (Little Corn Island).

O território da Nicarágua é em grande parte formado por uma planície costeira coberta por florestas tropicais, que a partir da costa do Mar do Caribe estende-se para dentro por uma profundidade de 50 a 100 km. A área central do país é formada por uma série de planaltos, que são altos de 600 metros. São atravessados ​​por várias cadeias de montanhas, que ao noroeste erguem-se na Cordilheira Isabelia, onde na fronteira com o Honduras fica o pico mais alto da Nicarágua: O Pico Mogoton com 2.438 metros.

No sudoeste do país encontra-se a grande depressão, um grande sulco tectônico, onde há dois grandes lagos, o Lago Manágua com 1.042 km² e o Lago Nicarágua, o maior lago da América Central com 8.264 km², que ocupa o fundo da depressão, ligados entre si pelo rio Tipitapa. Ao redor dos lagos há vários cones vulcânicos, incluindo os cones gêmeos dos vulcões Concepción com 1.610 metros e Maderas com 1.394 metros, que formam dentro do Lago Nicarágua a Ilha de Ometepe e o vulcão Zapatera com 626 metros, que forma a ilha do mesmo nome. Na costa noroeste do Lago Nicarágua fica o vulcão Mombacho com 1.344 metros.

Para o norte do Lago de Manágua fica o vulcão Momotombo com 1.297 metros, enquanto no noroeste dos lagos sobe a Cordilheira Los Maribios, formada por vários vulcões, incluindo o Cerro Negro com 728 metros, o monte Las Pilas com 1.088 metros, o Telica com 1.061 metros e o San Cristobal com 1.745 metros.

A economia é baseada sobretudo na agricultura com café, algodão, cana-de-açúcar, cacau, banana, milho, arroz, batata, feijão, mandioca, frutas e legumes. São importantes a pecuária (gado) e a exploração florestal (mogno, cedro, pau-rosa). Os recursos subterrâneos são limitados à extração de ouro. A indústria é dedicada ao processamento de produtos agrícolas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 129.494 km² – terras aráveis 10%, prados e pastagens 42%, florestas e arbustos 25%, terras incultas e improdutivas 23%
  • População: 5.600.000 (situação em 2006) – mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 70%, europeus 17%, africanos 9%, ameríndios 5%.
  • Capital: Manágua.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol. Ao longo da costa do Caribe fala-se também o inglês.
  • Religião: católicos romanos 60%; protestantes 25% (igreja evangélica 22%, igreja morava 2%)
  • Moeda: Córdoba (NIO)
  • Fuso horário: UTC-6

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM NICARÁGUA

Booking.com