Home / Viajar com crianças / Viajar com crianças
Crianças, Long Island, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini
Crianças, Long Island, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Viajar com crianças

Há algo único viajando com as crianças. Neste caso a experiência de viagem é diferente. Notamos uma grande diferença entre uma viagem com os nossos filhos e uma viagem sem filhos. As pessoas, que encontramos têm uma atitude muito mais disponível na presença de crianças. Todos dispensam-nos um sorriso e muitos param para trocar algumas palavras. Muitas vezes pode compartilhar algo com os moradores. Pode ser mais facilmente aceite e pode ver um outro lado da vida local. Quando os nossos filhos encontram crianças do país, que visitamos, é fácil para elas de fazer novos amigos e essas amizades normalmente abrem as suas portas para novos conhecimentos para nós também, os pais.

Em viagens as crianças irão experimentar diferentes culturas, religiões, modos de vida, línguas e povos diferentes. Vão aprender a compreender, ouvir e tolerar a partir da idade jovem. Elas não vão lembrar-se em detalhes o que viram e onde elas estavam, mas elas vão ter absorvido as lições da vida e vão perceber a diversidade e a beleza do mundo. Não adiar viagens no caso de ter filhos, mas viaje com eles. Será um enriquecimento para os seus filhos e para você mesmo. Lembre-se, que a janela de tempo para viajar com os seus filhos é limitada. Vão crescer e ter a sua vida própria. O tempo para viajar com os seus filhos é agora, não demore!

Crianças em trajes tradicionais, Peru. Author and Copyright Nello and Nadia Lubrina

Crianças em trajes tradicionais, Peru. Author Nello and Nadia Lubrina

No passado viajar com crianças foi um grande problema. As crianças eram um limite e não havia instalações adequadas para acomodá-as. As crianças eram um verdadeiro travão ao prazer de viajar. Nos últimos anos as coisas mudaram felizmente de forma significativa. Viajar é uma oportunidade, que abre a mente dos adultos, mas a viagem tem a mesma função terapêutica para as crianças. O importante é conversar e explicar às crianças a viagem, o que elas estão indo para ver e criar curiosidade na criança. Não há nenhuma razão, se não a econômica, para não levar as crianças na viagem. A experiência duma viagem permitirá às crianças a aprender coisas novas, fazer novos conhecimentos e amizades.

Muitos operadores turísticos e instalações turísticas têm cada vez mais propostas para famílias com crianças. Há hotéis – os chamados hotéis de família – que são especializados na acomodação de famílias com crianças. Nestas instalações são oferecidas menus especiais para as crianças, há parques infantis, serviços de babysitting, serviços especiais para as famílias, programas de actividades dedicadas a elas e quartos espaçosos. O Tirol do Sul é uma das poucas regiões europeias, que desenvolveram propostas dedicadas especificamente para famílias com crianças. Familienhotels Südtirol / Alto Adige tem 25 instalações de hotéis certificados adequados para crianças. Mesmo alguns aldeamentos turísticos em diferentes partes do mundo têm pacotes dedicados às famílias.

Para o Caribe com as crianças. As Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Para o Caribe com as crianças. As Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Algumas linhas de cruzeiro permitem, que as crianças viajam quase gratuitas – pagando apenas as taxas portuárias – em conjunto com os seus pais. Algumas empresas de cruzeiros – como a Costa Crociere – tem a oferta de pagar apenas as taxas portuárias para crianças com menos de 18 anos de idade, enquanto outros – como a MSC Crociere – têm o mesmo tipo de oferta, mas apenas para crianças até 12 anos de idade. Se o cruzeiro não inclui um voo, há uma chance de trazer as crianças mediante o pagamento de pequenas quantias. Em navios de cruzeiro existem clubes para crianças de todas as faixas etárias, onde animadores profissionais entretêm as crianças com jogos e outras atividades, enquanto a mãe e o pai podem participar em excursões ou outras actividades. Como nota negativa deve-se dizer que a bordo dos navios, os custos para excursões infantis são muito semelhantes aos custos de excursões para adultos. Mas o problema de custo ocorre principalmente, quando na sua viagem deve comprar também um voo. Neste caso tudo depende da idade da criança.

Andrea em Meads Bay, Anguilla. Autor and Copyright Marco Ramerini

Andrea em Meads Bay, Anguilla. Autor and Copyright Marco Ramerini

Nos voos as crianças menores de 2 anos de idade pagam apenas uma pequena percentagem, que é geralmente inferior a 10% do preço do bilhete dum adulto, mas neste caso as crianças não têm um assento, mas elas devem sentar-se juntas com os seus pais. Mas se o avião não está cheio a hospedeira de bordo terá o cuidado de encontrar um lugar para o seu bebé. O ponto sensível para os voos vêm quando a criança tem uma idade superior a 2 anos de idade. Neste caso as companhias aéreas emitem bilhetes com custos ligeiramente menores do que os dum adulto, que representam uma percentagem, que varia entre 80 e 90% do custo dum bilhete de adultos. Neste caso a economia é baixa. Em viagens aéreas as famílias com crianças têm prioridade sobre os outros passageiros no embarque. Muitas vezes há menus especialmente preparados para as crianças e geralmente recebem da hospedeira de bordo pequenos gadgets ou jogos.

O que temos notado pelo menos nos mercados brasileiro e português é a quase ausência de operadores turísticos especializados em viagens para famílias com crianças. Uma das poucas Agências de Viagens dedicadas às viagens em família com crianças é a agência brasileira “Viajar com Crianças” de São Paulo. Entre os operadores turísticos estrangeiros, que organizam viagens com crianças há a agência australiana “Intrepid Travel” com escritórios também na Europa. Este operador turístico oferece viagens para famílias em todos os continentes. A agência britânica “GAdventures” tem um catálogo mais limitado com roteiros dedicados às famílias. “Evaneos” oferece também itinerários de viagem dedicados às famílias com crianças.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.