Home / Europa / Áustria / Salzburgo: a cidade de Mozart
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Salzburgo: a cidade de Mozart

Salzburgo, capital da região do mesmo nome, é a quarta maior cidade da Áustria. A cidade tem 150.000 habitantes e está localizada às margens do Rio Salzach no extremo norte dos Alpes.

O nome da cidade, que significa “Castelo de sal”, refere-se à importância, que teve o sal ao longo dos séculos. O sal era o principal recurso económico da região de Salzburgo, especialmente nos tempos medievais. Salzburgo era chamada na época romana Juvavum e foi a partir de 45 d.C. um município romano da província de Noricum.

Na era cristã foi fundado um mosteiro e a partir do século VIII a cidade, graças a uma doação do Duque da Baviera, tornou-se propriedade dos bispos. Foi então arquidiocese com jurisdição sobre a maioria da Áustria de hoje e da Baviera.

Salzburgo conseguiu preservar até hoje um tecido urbano único, desenvolvido durante o período entre a Idade Média e o século XIX, durante o qual era uma cidade-estado, governada por um príncipe-arcebispo. Sua arte gótica-flamboyant atraiu muitos artesãos e artistas antes de ser transformada através do trabalho dos arquitetos italianos Vincenzo Scamozzi e Santino Solari numa jóia da arquitetura barroca, que ainda pode ser admirada hoje. Salzburgo é um Património Mundial da UNESCO desde 1996.

Salzburgo é conhecida no mundo inteiro graças à beleza de sua arquitetura barroca e à disposição cênica da cidade ao longo do rio Salzach e ao fato de que Wolfgang Amadeus Mozart nasceu nesta cidade em 1756. Em 1996 a UNESCO declarou todo o centro histórico nas duas margens do rio Salzach “Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade.”

COMO CHEGAR A SALZBURGO

Carro: Salzburgo está localizado no centro-norte da Áustria e é facilmente alcançado a partir da Itália através das auto-estradas do Brenner e de Tarvisio. A cidade está localizada a poucos quilómetros da fronteira com a Alemanha e é facilmente acessível a partir de Munique, que é distante de 150 km.

VOOS PARA SALZBURGO

O aeroporto de Salzburgo (Salzburg Airport W. A. Mozart) é o segundo aeroporto austríaco e está localizado a 3 km do centro da cidade.

O aeroporto não tem conexões diretas com as cidades de Portugal e do Brasil. Para chegar a Salzburgo por avião deve voar para Viena ou Munique, cujos aeroportos são bem servidos com voos para várias cidades em Portugal e no Brasil e com boas ligações de comboio para Salzburg, mas há também voos de Viena para Salzburgo.

O aeroporto está ligado com a rede de transporte público para a cidade de Salzburgo e o transporte público liga o aeroporto com a estação de comboios em 25 minutos e ao centro da cidade em 30 minutos.

Comboios: Salzburgo está localizado na linha ferroviária Westbahn, que liga a cidade com Viena. Outras ligações ferroviárias (Eurocity e Intercity) são aquelas com Innsbruck, Klagenfurt, Zurique e Munique. A principal estação ferroviária fica a 15 minutos a pé do centro da cidade e é servida por muitos autocarros do transporte público.

COMO SE LOCOMOVER: TRANSPORTE URBANO DE SALZBURGO

Salzburgo tem uma excelente rede de transporte público, constituída por autocarros e trólebuses com mais de 20 linhas e uma frequência dum autocarro a cada 10 minutos.

Salzburgo tem também um sistema de comboio sub-urbano, chamado S-Bahn com 4 linhas (S1, S2, S3, S11). Os comboios partem da estação principal a cada 30 minutos.

Salzburg Card: Muito útil para os turistas é o Salzburg Card, que permite o uso gratuito de autocarros da cidade para 24, 48 ou 72 horas, bem como permite a entrada de muitos museus e atrações.

Park+Ride: Para aqueles, que chegam com o carro em Salzburgo a fórmula Park + Ride é interessante:  Estaciona o seu carro num dos estacionamentos Park+Ride e usa o transporte público a preços especiais para chegar ao centro da cidade. Existem dois parques de estacionamento Park+Ride: Messezentrum com 3.400 lugares de estacionamento ao norte da cidade na saída 291 da auto-estrada A1 “Messezentrum” e Salzburg Süd (sul de Salzburgo) ao sul da cidade na saída Süd (8) da rodovia.

A área central da cidade é facilmente explorável a pé.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com