Home / Oceania / Polinésia Francesa / Raiatea: a ilha sagrada da Polinésia Francesa
Raiatea, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor Sergio Calleja. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Raiatea, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor Sergio Calleja

Raiatea: a ilha sagrada da Polinésia Francesa

Raiatea é a segunda maior ilha por ordem de tamanho do arquipélago das Ilhas da Sociedade. A localidade principal é a aldeia de Uturoa, que é também o centro administrativo das Ilhas de Sotavento (Îles sous le Vent). A aldeia está localizada na parte norte da ilha em frente à ilha de Tahaa. As ilhas de Raiatea e Tahaa – Tahaa produz 80% da baunilha da Polinésia Francesa – estão fechadas pelo mesmo recife de corais e formavam no passado provavelmente uma ilha única. No censo de 2007 Raiatea tinha uma população residente de 12.024 habitantes.

Raiatea tem uma área de 167 km². O interior da ilha é selvagem e montanhoso. A montanha mais alta de ilha é o Monte Toomaru ou Monte Tefatua, que atinge uma altitude de 1.017 metros. O Monte Temeahani, que chega a 821 metros acima do nível do mar, é famoso por ser o lugar, onde cresce o Tiare Apetahi, uma espécie endémica de flor, que só cresce nas encostas dessa montanha da ilha. Uma estrada corre ao longo de toda a costa da ilha, que tem um comprimento de mais de 90 km. No sul pode entrar no interior da ilha através dum trecho de estrada, que leva a um miradouro, que combina a baía de Faaroa com a baía de Faatemu.

A ilha é um destino interessante para aqueles, que gostam de explorar a cultura polinésia. A ilha não é muito turística, porque não tem praias, mas tem vestígios interessantes da civilização polinésia, incluindo o templo mais importante da Polinésia Francesa, o Marae Taputapuatea, localizado perto da aldeia de Opoa no sudeste da ilha. O Marae Taputapuatea é um grande complexo religioso, que consiste de três áreas distintas cerimôniais sagradas: O Marae Taputapuatea, o Marae Tauraa e o Marae Hauviri. Um outro sítio arqueológico está localizado ao longo da costa oeste perto da aldeia de Tevaitoa, onde encontram-se os restos do Marae Tainuu, sobre o qual foi construída a mais antiga igreja protestante da ilha. Um outro destaque é a visita à baía de Faaroa, semelhante a um fiorde, rodeada por vegetação tropical e dominado por montanhas.

Tiare Apetahi, Raiatea, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor 100zax. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Tiare Apetahi, Raiatea, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor 100zax

COMO CHEGAR A RAIATEA: O aeroporto de Raiatea fica no extremo norte da ilha em frente ao braço da lagoa, que separa Raiatea da ilha de Tahaa. Raiatea tem voos da Companhia Air Tahiti, que a ligam com as ilhas de Taiti, Maupiti, Huahine, Rangiroa, Tikehau e Bora Bora. O aeroporto de Raiatea serve também à ilha vizinha de Tahaa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem