Home / Oceania / Polinésia Francesa / Um cruzeiro pelas Ilhas Marquesas com o cargueiro “Aranui”
Fatu Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor American. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Fatu Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor American

Um cruzeiro pelas Ilhas Marquesas com o cargueiro “Aranui”

Um das maneiras mais bonitas e interessantes para visitar as Ilhas Marquesas é um cruzeiro a bordo do navio de carga “Aranui 5”, uma combinação interessante dum navio de transporte e dum navio de cruzeiro, que opera entre Taiti e o Arquipélago das Marquesas. O navio oferece vários níveis para até 254 passageiros (Suites, Deluxe, Standard e classe C). Entre as comodidades existe uma pequena piscina, um convés para o banho de sol e conferências interessantes por professores experientes da cultura polinésia. O preço do cruzeiro inclui todas as refeições e excursões.

A rota completa de Taiti para Taiti é feita em 14 dias, permitindo a visita de todas as ilhas habitadas das ilhas Marquesas. Depois de deixar Taiti o “Aranui” faz a primeira paragem no atol de Takapoto das ilhas de Tuamotu. Aqui os passageiros de cruzeiro dispõem duma manhã inteira para nadar e mergulhar nas águas quentes da lagoa.

Depois dum dia de navegação no mar o navio chega na primeira ilha das Marquesas: A maior ilha do arquipélago: Nuku Hiva. O “Aranui” amarra na baía de Taiohae, um anfiteatro vulcânico espetacular dominado por falésias. Em Nuku Hiva são feitas mais duas paragens nas aldeias de Hatiheu e Taipivai. Durante as excursões são visitados centros cerimoniais antigos com petroglifos e tikis sagrados nos sítios arqueológicos do vale de Taipivai.

No dia seguinte o navio visita a ilha espetacular de Ua Pou, caracterizada pelas impressionantes e bizarras montanhas do centro da ilha. Aqui são feitas paragens nas aldeias de Hakahau e Hakahetau.

Baía das virgens (Baie des Vierges), Hanavave, Fatu Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Baía das virgens (Baie des Vierges), Hanavave, Fatu Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur

O dia depois o novo destino é a ilha de Hiva Oa. O navio para no porto de Atuona, famoso por ser o lugar do enterro de Paul Gauguin. Na ilha existem os maiores tikis da Polinésia fora da Ilha de Páscoa. Depois dum cruzamento curto pode visitar a ilha de Tahuata. Aqui será visitada a aldeia de Vaitahu, onde a atração principal é uma igreja decorada por nativos com esculturas de madeira.

O dia seguinte é dedicado à visita da ilha mais isolada e mais verde do arquipélago: A lendária Fatu Hiva. A primeira paragem é realizada na aldeia de Omoa, onde os habitantes continuam a fabricar os tecidos de tapa. Os mais atléticos podem caminhar desde Omoa os 17 km de estrada, que liga Omoa com Hanavave. Na Baía das Virgens espetacular vai encontrar o “Aranui”. A Baía das Virgens é uma das mais belas baías do mundo, dominada pelas formações rochosas de forma muito particular.

O dia após o “Aranui” atraca novamente na ilha de Hiva Oa, esta vez na aldeia de Puamau. A excursão de hoje leva-o à visita do tesouro importante arqueológico polinésio de Puamau com o seu grande tiki, o maior da Polinésia fora da Ilha de Páscoa.

Hapatoni, Tahuata, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Hapatoni, Tahuata, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur

Hoje é o dia da visita de Ua Huka, a ilha dos cavalos selvagens. O navio Aranui vai parar nas três aldeias de Vaipaee, Hane e Hokatu. A ilha é famosa por suas belas paisagens selvagens com o oceano Pacífico fazendo o fundo. A ilha tem um interessante museu, dedicado à arte das Ilhas Marquesas, e um belo jardim botânico com flores e frutas.

É o último dia nas Ilhas Marquesas. O “Aranui” atracará na aldeia de Tahioae da ilha de Nuku Hiva e em seguida faz uma nova paragem na aldeia de Hakahau na ilha de Ua Pou.

Depois dum dia de navegação o navio chega ao atol de Rangiroa, o segundo maior atol do mundo e a maior das ilhas de Tuamotu.

No último dia de cruzeiro o navio faz uma paragem na ilha de Bora Bora, a jóia da Polinésia Francesa.

Na manhã seguinte o “Aranui” chega em Papeete, onde termina este cruzeiro emocionante da descoberta das Ilhas Marquesas selvagens.

Baie d'Hatiheu, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Steve Berardi. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Baie d’Hatiheu, Nuku Hiva, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Steve Berardi

O itinerário do “Aranui 5”:

Dia 1: Partida de Papeete/Taiti em torno das 10.30.

Dia 2: Takapoto, Ilhas Tuamotu.

Dia 3: No mar.

Dia 4: Nuku Hiva (Taiohae-Hatiheu-Taipivai), Ilhas Marquesas.

Dia 5: Ua Pou (Hakahau-Hakahetau), Ilhas Marquesas.

Dia 6: Tahuata (Vaitahu) e Hiva Oa (Atuona), Ilhas Marquesas.

Dia 7: Fatu Hiva (Omoa-Hanavave), Ilhas Marquesas.

Dia 8: Hiva Oa (Puamau), Ilhas Marquesas.

Dia 9: Ua Huka (Vaipaee-Hane-Hokatu), Ilhas Marquesas.

Dia 10: Nuku Hiva (Taiohae) e Ua Pou (Hakahau), Ilhas Marquesas.

Dia 11: No mar.

Dia 12: Rangiroa, Ilhas Tuamotu.

Dia 13: Bora Bora, Ilhas da Sociedade.

Dia 14: Chegada em Papeete/Tahiti em torno das 09.30.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: