Home / Oceania / Polinésia Francesa / Um cruzeiro pelas Ilhas Marquesas com o cargueiro “Aranui”

Um cruzeiro pelas Ilhas Marquesas com o cargueiro “Aranui”

Um das maneiras mais bonitas e interessantes para visitar as Ilhas Marquesas é um cruzeiro a bordo do navio de carga “Aranui 5”, uma combinação interessante dum navio de transporte e dum navio de cruzeiro, que opera entre Taiti e o Arquipélago das Marquesas. O navio oferece vários níveis para até 254 passageiros (Suites, Deluxe, Standard e classe C). Entre as comodidades existe uma pequena piscina, um convés para o banho de sol e conferências interessantes por professores experientes da cultura polinésia. O preço do cruzeiro inclui todas as refeições e excursões.

A rota completa de Taiti para Taiti é feita em 14 dias, permitindo a visita de todas as ilhas habitadas das ilhas Marquesas. Depois de deixar Taiti o “Aranui” faz a primeira paragem no atol de Takapoto das ilhas de Tuamotu. Aqui os passageiros de cruzeiro dispõem duma manhã inteira para nadar e mergulhar nas águas quentes da lagoa.

Depois dum dia de navegação no mar o navio chega na primeira ilha das Marquesas: A maior ilha do arquipélago: Nuku Hiva. O “Aranui” amarra na baía de Taiohae, um anfiteatro vulcânico espetacular dominado por falésias. Em Nuku Hiva são feitas mais duas paragens nas aldeias de Hatiheu e Taipivai. Durante as excursões são visitados centros cerimoniais antigos com petroglifos e tikis sagrados nos sítios arqueológicos do vale de Taipivai.

No dia seguinte o navio visita a ilha espetacular de Ua Pou, caracterizada pelas impressionantes e bizarras montanhas do centro da ilha. Aqui são feitas paragens nas aldeias de Hakahau e Hakahetau.

O dia depois o novo destino é a ilha de Hiva Oa. O navio para no porto de Atuona, famoso por ser o lugar do enterro de Paul Gauguin. Na ilha existem os maiores tikis da Polinésia fora da Ilha de Páscoa. Depois dum cruzamento curto pode visitar a ilha de Tahuata. Aqui será visitada a aldeia de Vaitahu, onde a atração principal é uma igreja decorada por nativos com esculturas de madeira.

O dia seguinte é dedicado à visita da ilha mais isolada e mais verde do arquipélago: A lendária Fatu Hiva. A primeira paragem é realizada na aldeia de Omoa, onde os habitantes continuam a fabricar os tecidos de tapa. Os mais atléticos podem caminhar desde Omoa os 17 km de estrada, que liga Omoa com Hanavave. Na Baía das Virgens espetacular vai encontrar o “Aranui”. A Baía das Virgens é uma das mais belas baías do mundo, dominada pelas formações rochosas de forma muito particular.

O dia após o “Aranui” atraca novamente na ilha de Hiva Oa, esta vez na aldeia de Puamau. A excursão de hoje leva-o à visita do tesouro importante arqueológico polinésio de Puamau com o seu grande tiki, o maior da Polinésia fora da Ilha de Páscoa.

Hoje é o dia da visita de Ua Huka, a ilha dos cavalos selvagens. O navio Aranui vai parar nas três aldeias de Vaipaee, Hane e Hokatu. A ilha é famosa por suas belas paisagens selvagens com o oceano Pacífico fazendo o fundo. A ilha tem um interessante museu, dedicado à arte das Ilhas Marquesas, e um belo jardim botânico com flores e frutas.

É o último dia nas Ilhas Marquesas. O “Aranui” atracará na aldeia de Tahioae da ilha de Nuku Hiva e em seguida faz uma nova paragem na aldeia de Hakahau na ilha de Ua Pou.

Depois dum dia de navegação o navio chega ao atol de Rangiroa, o segundo maior atol do mundo e a maior das ilhas de Tuamotu.

No último dia de cruzeiro o navio faz uma paragem na ilha de Bora Bora, a jóia da Polinésia Francesa.

Na manhã seguinte o “Aranui” chega em Papeete, onde termina este cruzeiro emocionante da descoberta das Ilhas Marquesas selvagens.

O itinerário do “Aranui 5”:

Dia 1: Partida de Papeete/Taiti em torno das 10.30.

Dia 2: Takapoto, Ilhas Tuamotu.

Dia 3: No mar.

Dia 4: Nuku Hiva (Taiohae-Hatiheu-Taipivai), Ilhas Marquesas.

Dia 5: Ua Pou (Hakahau-Hakahetau), Ilhas Marquesas.

Dia 6: Tahuata (Vaitahu) e Hiva Oa (Atuona), Ilhas Marquesas.

Dia 7: Fatu Hiva (Omoa-Hanavave), Ilhas Marquesas.

Dia 8: Hiva Oa (Puamau), Ilhas Marquesas.

Dia 9: Ua Huka (Vaipaee-Hane-Hokatu), Ilhas Marquesas.

Dia 10: Nuku Hiva (Taiohae) e Ua Pou (Hakahau), Ilhas Marquesas.

Dia 11: No mar.

Dia 12: Rangiroa, Ilhas Tuamotu.

Dia 13: Bora Bora, Ilhas da Sociedade.

Dia 14: Chegada em Papeete/Tahiti em torno das 09.30.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com