Home / América Central e Caribe / Guatemala / Guatemala: antigas cidades maias, vulcões e centros coloniais

Guatemala: antigas cidades maias, vulcões e centros coloniais

Guatemala (República de Guatemala/República da Guatemala) é uma república presidencial localizada na América Central.  O país é banhado pelo Oceano Pacífico ao sul-oeste e pelo Mar do Caribe a leste, limitado a norte e a oeste por México, pelo nordeste por Belize, a leste por Honduras e pelo sudeste por El Salvador.

A capital e maior cidade do país é a Cidade da Guatemala (Ciudad de Guatemala) localizada no planalto a 1.500 metros de altura.  O território guatemalteco é formado em grande parte por montanhas, que em sua maior parte é de origem vulcânica.  Cerca de 60% do território é montanhoso.

Duas cadeias de montanhas atravessam o país de oeste a leste. As duas cadeias são separadas do vale do rio Motagua.  A cadeia meridional é a Sierra Madre, uma continuação da Sierra Madre do México.  Há grandes cones vulcânicos.  Todos os 37 vulcões da Guatemala pertencem a essa cadeia, incluindo o Tacana com 4.093 m, o Santa Maria com 3.772 m, o Atitlán com 3.537 m, o Fuego com 3.763 m, o Agua com 3.766 m e o Pacaya com 2.552 m. Aqui está também o vulcão Tajumulco, que com 4.220 metros de altura é a montanha mais alta da Guatemala e da América Central.

A cadeia norte é formada pelo maciço dos Altos Cuchumatanes com 3.993 m, da Serra Chuacús com 2.651 m e da Serra de las Minas com 3.140 m. Para o norte das montanhas está o planalto de calcário de El Petén, uma região plana e rica em florestas. É a continuação da península de Yucatán do México.  Os rios da Guatemala são geralmente curtos, particularmente aqueles que fluem para o Oceano Pacífico. O maior rio do país é a Motagua com una largura de 400 km, desembocando no Golfo de Honduras do Mar Caribe. Outro importante rio é o rio Usumacinta, que marca a fronteira com o México. O lago maior é o Lago Izabal com 590 km².

A agricultura é o sector económico mais importante da Guatemala. Os produtos são: o café, as bananas, a cana-de-açúcar, o milho, o arroz, o feijão e o trigo. Igualmente importantes são a madeira e a criação de bovinos, suínos e ovinos.

Uma certa importância é coberta pela mineração. São extraídos sal, zinco, chumbo, antimônio, níquel, tungstênio e óleo. As indústrias mais desenvolvidas são aquelas relacionadas com o processamento de produtos agrícolas, tais como usinas de açúcar, cervejarias e fábricas de processamento de café. Notável é o afluxo de turistas por causa das atrações como Tikal, o lago Atitlan e Antigua, a antigua capital da Guatemala.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 108.889 km²: terras aráveis 17,5%, prados e pastagens 23,9%, florestas e arbustos 53,4%, terras incultas e improdutivas 5,2%
  • População: 13.018.000 (situação em 2007): ameríndios 55%, mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 30%, europeus 15%
  • Capital: Cidade da Guatemala
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol. Os índios falam línguas maia. Falam-se 23 línguas ameríndias, incluindo Quiche, Cakchiquel, Kekchi, Mam, Garifuna e Xinca. Religião: Cristãos 100%: Católicos 70% e Protestantes 30%.
  • Moeda: Quetzal (GTQ)
  • Fuso horário: UTC-6

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM GUATEMALA

Booking.com