Timor-Leste é um pequeno país do sudeste asiático com Díli como capital. É uma ex-colônia portuguesa que se tornou independente da Indonésia em 2002. O país ocupa a porção oriental da ilha de Timor. Geograficamente faz parte das Pequenas Ilhas de Sonda. O exclave de Oecussi-Ambeno (815 km²) e as pequenas ilhas de Ataúro (142 km²) e Jaco (10 km²) pertencem também a Timor-Leste.
A maioria da população de Timor Leste vivem na área ao redor da cidade de Dili, ao longo da costa norte da ilha. Os idiomas oficiais do Timor Leste são o português eo tétum. Timor Leste, juntamente com as Filipinas, é o único país asiático a ter a maioria da população de religião cristã, na verdade, 94% da população professa a religião católica.
A ilha de Timor é bastante montanhoso, uma cordilheira central divide a ilha. As costas não tem muitos riachos, especialmente no sul. A vegetação do país é em grande parte composta de savana com árvores, existem árvores de eucalipto e ao longo dos rios é a mata ciliar. O pico mais alto é o Monte Tata Mailau (2950 metros).
Timor-Leste é um dos países mais pobres do mundo. No entanto foram recentemente encontrados grandes depósitos de petróleo e gás natural nas águas territoriais do país, a sua exploração começando em 2005.
A economia de Timor-Leste é basicamente agrícola. São cultivados café, coqueiros, cravo-da-Índia, cacau, arroz, mandioca, batata doce, abacaxi, noz-moscada. A moeda oficial timorense é o Dólar dos Estados Unidos, na ilha também circulam moedas de centavos timorenses.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 15.007 km².
- População: 1.143.000 (2012)
- Capital: Díli.
- Línguas oficiais: o português e o tétum
- Religião: Cristãos 96% (Católicos 93%, Protestantes 3%), Muçulmanos 4%.
- Moeda: Dólar norteamericano (USD)
- Fuso horário: UTC+9 horas.