Home / América do Norte / Canadá / Alberta / Alberta: pradarias vastas e montanhas espetaculares
Moraine Lake, Banff National Park, Alberta, Canadá. Autor Satoru Kikuchi. Licensed under Creative Commons Attribution
Lago Moraine, Banff National Park, Alberta, Canadá. Autor Satoru Kikuchi

Alberta: pradarias vastas e montanhas espetaculares

Alberta é uma província do oeste do Canadá, localizada parcialmente nas Montanhas Rochosas, que marcam a fronteira com a província de Colúmbia Britânica (British Columbia). O território de Alberta é limitado a leste pelo Saskatchewan, a norte pelos Territórios do Noroeste (Northwest Territories), enquanto a sul faz fronteira com Montana, um Estado dos Estados Unidos da América.

Alberta é a quarta maior província do Canadá e é formada em grande parte por pastagens, mas a oeste sobem os picos majestosos das Montanhas Rochosas canadenses, que ultrapassam em muitos pontos os 3.000 metros de altura. Aqui estão alguns dos parques nacionais mais espetaculares do Canadá. A montanha mais alta em Alberta, o Mount Columbia com 3.747 metros, está localizado no Parque Nacional de Jasper na fronteira com a Colúmbia Britânica.

O QUE VISITAR EM ALBERTA: ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Localizada, onde as montanhas encontram as pradarias, Alberta tem uma paisagem diversificada e muito agradável. Não é por fortuna, que existem aqui alguns dos 17 lugares canadenses escolhidos para o Património Mundial pela UNESCO. Cinco existem em Alberta: Entre os Parques das Montanhas Rochosas canadenses (Canadian Rocky Mountain Parks), declarados pela UNESCO património da humanidade, dois encontram-se em Alberta: O Parque Nacional de Jasper e o Parque Nacional de Banff, enquanto outros patrimônios mundiais da humanidade de Alberta são o Waterton Glacier International Peace Park, o Wood Buffalo National Park, o Dinosaur Provincial Park e o Head-Smashed-In Buffalo Jump.

Alberta

Alberta

As Montanhas Rochosas são a atração mais famosa de Alberta e a sua paisagem selvagem e espetacular atrai visitantes do mundo inteiro, enquanto o resto da província é composta de grandes pastagens. Além disso há áreas vastas chamadas badlands (terras más ou terras baldias) com um clima muito seco e uma vegetação esparsa. Estas áreas são interessantes do ponto de vista da paisagem e da paleontologia. O clima de Alberta é seco continental e caracterizado por invernos frios e verões quentes.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 661.848 km²
  • População: 3.632.483  (censo de 2009)
  • Capital: Edmonton
  • Fuso horário: UTC-7h
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: