Home / América Central e Caribe / Antilhas Neerlandesas / Antilhas Neerlandesas: restos de um dos maiores impérios comerciais da história
Bounty Beach, Klein Curaçao, Antilhas Holandesas. Author Mingo Hagen. Licensed under Creative Commons Attribution
Bounty Beach, Klein Curaçao, Antilhas Holandesas. Author Mingo Hagen

Antilhas Neerlandesas: restos de um dos maiores impérios comerciais da história

As Antilhas Neerlandesas (Nederlandse Antillen) são parte das Pequenas Antilhas no Mar do Caribe e consistem de dois grupos de ilhas distantes umas das outras por quase 1.000 km: Dum lado são Curaçao, Klein Curaçao, Bonaire e Klein Bonaire, localizadas ao largo da costa da Venezuela. Até 1986 a ilha de Aruba fez parte também. Doutro lado trata-se de Sint Eustatius, Saba e Sint Maarten (apenas a parte sul da ilha é neerlandesa, a parte restante é francesa).  Estão localizadas a sudeste das Ilhas Virgens e a noroeste de São Cristóvão e Nevis. As Antilhas Neerlandesas foram dissolvidas em 2010 e as ilhas mudaram-se para formar estados autónomos ou municípios com estatuto especial dos Paises Baixos. A capital era a cidade de Willemstad na ilha de Curaçao.

A ilha maior e mais importante das Antilhas Neerlandesas é Curaçao com 444 km². A ilha é formada por uma savana semi-árida e do lado norte-oeste fica o pico mais alto: o Christoffelberg com 375 metros.

A pequena ilha desabitada de Klein Curaçao está localizada a 20 km a sudeste de Curaçao. A ilha de Bonaire com 288 km² está localizada a leste de Curaçao. Tem também um solo semi-árido. Existem muitos lagos de água salgada e no norte é o Monte Brandaris com 240 metros. No centro da costa do oeste de Bonaire menos dum km de distância desta há a pequena ilha de Klein Bonaire com 6 km².

As três ilhas de Sint Eustatius com 21 km², Saba com 13 km² e Sint Maarten com 34 km² do lado neerlandês são de origem vulcânica e ricas em vegetação. Estas ilhas são as mais elevadas de todas estas ilhas. Sint Maarten sobe a 414 metros no Pic Paradis que é, no entanto, do lado francês da ilha. Sint Eustatius atinge 601 metros pelo Monte Mazinga e a pequena Saba é formada basicamente dum único pico vulcânico: o Monte Scenery com 877 metros, que é o pico mais alto das Antilhas Neerlandesas.

Mapa das Antilhas Holandesas

Mapa das Antilhas Holandesas

A economia de Curaçao e Bonaire é baseada no turismo, no refino de petróleo, na agricultura com sisal, frutas cítricas, aloe e na produção de bebidas alcoólicas (Curaçao)) e nas actividades financeiras. As ilhas restantes são sobretudo relacionadas ao turismo e à agricultura com a cana de açúcar, o algodão, as frutas e as batatas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 800 km²
  • População: 183.000 (situação em 2005): Mulatos (descendentes de Europeus e Africanos) 85%, outros 15%
  • Capital: Willemstad (Curaçao).
  • Línguas oficiais: Línguas oficiais são o Neerlandês, o Inglês e o Papiamento, uma língua crioula formada pela fusão de elementos do Espanhol, do Português, do Neerlandês, do Inglês e de dialetos africanos.
  • Religião: Cristãos 92%: Católicos 72% e Protestantes 20%; judeus 1%.
  • Moeda: Florim das Antilhas Neerlandesas (ANG)
  • Fuso horário: UTC-4.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: