Home / América do Norte / Canadá / O Canadá: natureza não contaminada e poder económico
Percé Rock (Rocher percé), Gaspesie, Quebec, Canadá, Canada. Author Mélanie Plante (Melle Plante). Licensed under Creative Commons Attribution
Percé Rock (Rocher percé), Gaspesie, Quebec, Canadá, Canada. Author Mélanie Plante (Melle Plante)

O Canadá: natureza não contaminada e poder económico

O Canadá é uma monarquia federal vinculada ao Commonwealth Britânico, composto de 10 províncias – Colúmbia Britânica (British Columbia), Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Quebeque, Ontário, Novo Brunsvique (New Brunswick), Ilha do Príncipe Eduardo (Prince Edward Island), Nova Escócia (Nova Scotia), Terra Nova e Labrador (Newfoundland and Labrador) – e de três territórios – Yukon, Territórios do Noroeste (Northwest Territories) e Nunavut – com Ottawa como capital. O país faz fronteira ao norte com o oceano Ártico, a oeste com o Alasca e o Oceano Pacífico, a sul com os Estados Unidos da América (EUA) e a leste com o Oceano Atlântico.

O Canadá ocupa com 9.970.610 km² mais de 40% do território da América do Norte e é depois da Rússia o maior país do mundo em superfície. O território canadense pode ser dividido em seis grandes regiões geográficas: o arquipélago ártico canadense, o Escudo Canadense (Canadian Shield), as Planícies Centrais, as Montanhas Rochosas e as montanhas da costa, a cordilheira dos Apalaches, a bacia do rio São Lourenço e os Grandes Lagos.

O estendido Arquipélago Ártico canadense é composto por várias ilhas, incluindo algumas de tamanho considerável, tais como as ilhas de Baffin com 476.065 km², a quinta maior ilha do mundo, Ellesmere com 212.687 km², Victória com 212 198 km², Banks, Melville, Prince of Wales, Somerset, Devon e Axel Heiberg. O Escudo Canadense (Canadian Shield), uma vasta região profundamente corroída pela ação do gelo, centra-se na baía de Hudson, um enorme abismo interno canadense de 1.230.000 km², estendendo-se em Quebeque, Labrador, no norte do Ontário, no Manitoba e na maioria dos Territórios do Noroeste. Faz fronteira a oeste pelas montanhas rochosas e a leste pelo Rio São Lourenço.

Spirit Island, Maligne Lake, Jasper National Park, Alberta, Canadá. Author Willow&Monk. Licensed under Creative Commons Attribution

Spirit Island, Maligne Lake, Jasper National Park, Alberta, Canadá. Author Willow&Monk

No oeste entre o Escudo Canadense e as Montanhas Rochosas são as planícies centrais, a área mais fértil do país, que estende-se pelos territórios de Alberta, Saskatchewan e Manitoba. Além das Planícies Centrais são as Montanhas Rochosas canadenses, que sobem até 3.954 metros com o Monte Robson. Mais ao norte a continuação destas são as cadeias de Mackenzie, Selwyn e Richardson.

A oeste das Montanhas Rochosas, paralela ao Oceano Pacífico fica a Serra do Mar (Pacific Coast Ranges), que estende-se do noroeste para o sudeste por mais de 1.600 km. O Mount Waddington com 4.019 metros é o pico mais alto. A costa é pontilhada com enseadas, fiordes e ilhas, incluindo a ilha de Vancouver com 32.134 km². A norte na fronteira com o Alasca a continuação da Serra do Mar (Pacific Coast Ranges) representam as Saint Elias Mountains, onde está a montanha mais alta do Canadá, o Monte Logan com 5.959 metros.

Doutro lado do país ao longo do Oceano Atlântico a cadeia de montanhas Apalaches estende-se desde a ilha de Terra Nova, a Nova Escócia, o Novo Brunsvique, a Ilha do Príncipe Eduardo e a Península de Gaspé à fronteira com os Estados Unidos da América. Estas montanhas são os últimos contrafortes do norte das Montanhas Apalaches, que atingem no Canadá pelo Monte Jacques-Cartier uma altura de 1.268 metros.

A área plana, que inclui a bacia do rio São Lourenço e os Grandes Lagos, é uma das mais ricas áreas agrícolas do país e a principal área industrial. Com exceção do Lago Michigan, que pertence exclusivamente aos Estados Unidos, os outros quatro grandes lagos são partilhados entre o Canadá e os Estados Unidos. Estes são o Lago Superior com 84.131 km², o maior lago do mundo depois do Mar Cáspio, o Lago Huron com 61.797 km², o quarto maior lago do mundo, o Lago Erie com 25.612 km² e o Lago Ontário com 18.941 km². Além dos Grandes Lagos o Canadá apresenta numerosos e extensos lagos, incluindo o Grande Lago do Urso com 31.792 km², Great Bear Lake), o Grande Lago do Escravo com 28.438 km², Great Slave Lake), o Lago Winnipeg com 24.514 km², o Lago Athabasca com 8.080 km², o Lago Winnipegosis com 5.447 km², o Lago Manitoba com 4.706 km² e o Lago Mistassini com 2.335 km².

Mapa do Canadá

Mapa do Canadá

O rio mais longo do Canadá é o rio Mackenzie com um comprimento de 4.241 km, que deságua no Oceano Ártico. Outros rios importantes são o Yukon, o Fraser e o Columbia, que desaguam no Oceano Pacífico. O Saskatchewan representa um afluente do Lago Winnipeg e o rio São Lourenço – um emissário do Lago Ontário – deságua no Oceano Atlântico.

O Canadá é um dos países mais industrializados do mundo, rico em matérias-primas. São extraídos em grande quantidade carvão, ferro, prata, urânio, cobalto, potássio, ouro, petróleo, gás natural, níquel, platina, amianto, chumbo, cobre, zinco e enxofre. Há grandes áreas industriais concentradas nas aglomerações urbanas como Montréal, Toronto, Winnipeg, Québeque, Hamilton, Edmonton, Calgary, St. John’s, Halifax e Vancouver. Existem indústrias têxtil, do papel e da madeira, da engenharia e de produtos farmacêuticos.

Takakkaw Falls, Yoho National Park, British Columbia, Canadá. Author Jonathan Mueller (JonoMueller). Licensed under Creative Commons Attribution

Takakkaw Falls, Yoho National Park, British Columbia, Canadá. Author Jonathan Mueller (JonoMueller)

De enorme importância é também a produção de energia elétrica, principalmente a partir de fontes hidro-elétricas. Muito importante é o desenvolvimento do turismo, devido à presença de áreas de grande interesse paisagístico e inúmeros parques nacionais. Muito importante é a pesca, da qual o país é um dos maiores exportadores do mundo para salmão, bacalhau, arenque, caranguejos, lagostas, esturjão, truta e pique.

O Canadá é um grande exportador de produtos agrícolas. A agricultura é disseminada nas regiões do sul do país, onde as condições climáticas são mais favoráveis. A cultura mais comum é a do trigo, do qual o Canadá está entre os principais exportadores mundiais. Mas são também cultivadas aveia, cevada, milho, centeio, canola, soja, batata, beterraba, legumes, tabaco, frutas como maçãs, pêssegos, pêras e uvas.

A pecuária e a indústria ligada a ela é um outro setor importante da economia canadense. São criados principalmente bovinos, mas também ovinos, aves, suínos, animais de pele e cavalos. São produtos: leite, manteiga e carne. Os recursos florestais, principalmente abeto, pinheiro, vidoeiro, bordo e cedro, são de enorme importância. A indústria de celulose e papel é bem desenvolvida.

O clima do Canadá.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 9.970.610 km²: Área arável 4,6%, prados e pastagens 2,8%, florestas e arbustos 49,5%, terra inculta e improdutiva 43,1%
  • População: 31.612.000 (censo de 2006): ingleses 20,2%, franceses 15,8%, escoceses 14,0%, irlandeses 12,9%, alemães 9,3%, italianos 4,3%, chineses 3,7%, ucranianos 3,6% e aborígines (First Nations) 3,4% (censo de 2001).
  • Capital: Ottawa.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês (17.882.775; 60%) e o francês (6.817.655; 23%). Entre as línguas não-oficiais faladas por 6.147.840 pessoas existem o chinês (1.012.065), o italiano (455.040) e o alemão (450 570), censo de 2006.
  • Religião: Cristianismo 77.1% (Católicos 43.6%; Protestantes 29.2%; Ortodoxos 1.6%), Islamismo 1.9%, Judaísmo 1.1%, Budismo 1%; Hinduísmo 1%.
  • Moeda: Dólar canadense (CAD)
  • Fuso horário: O Canadá tem seis fusos horários. Comparado a Portugal: Terra Nova -3,30 horas; Nova Escócia, Novo Brunsvique -4 horas; Quebeque, Ontário -5 horas; Manitoba, Saskatchewan -6 horas; Alberta -7 horas; Colúmbia Britânica -8 horas. O horário de verão está em vigor no mesmo período do europeu. (UTC de -3,5 até -8). No verão (DST): UTC de -2,5 até -7
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem