Home / Oceania / Ilhas Cook / Ilhas Cook atrações turísticas: o que ver nas Ilhas Cook

Ilhas Cook atrações turísticas: o que ver nas Ilhas Cook

O turismo é a principal fonte de renda das ilhas com mais de 90.000 chegadas em 2006. Mais da metade das chegadas são da Nova Zelândia, seguido pela Europa, a Austrália e os Estados Unidos da América. O turismo está concentrado nas duas ilhas de Rarotonga e Aitutaki.

As praias e o mar com seus recifes de corais repletos de peixes e corais são os principais atrações para os visitantes das Ilhas Cook. Os destinos mais visitados são a ilha principal de Rarotonga – rica em vegetação e montanhas – e o atol de coral de Aitutaki, famoso por suas praias e pela linda lagoa azul-turquesa cheia de pequenos ilheus de coral, chamados motu.

Mergulho: O mergulho é muito popular em Rarotonga e Aitutaki com uma grande variedade de peixe e de corais, que podem-se admirar nas águas das lagoas. É aconselhável antes de entrar na água de usar um par de sapatos contra os corais.

Trekking: É muito agradável o ​​trekking para trilhas ao longo do interior montanhoso de Rarotonga. A visita das grutas e cavernas de algumas ilhas do grupo do sul é também interessante, em particular nas ilhas de Atiu, Mangaia, Mauke e Mitiaro.

A observação de baleias: Entre julho e outubro pode ver nas águas das ilhas Cook baleias jubarte (Megaptera novaeangliae).

Locais históricos: Nas ilhas pode visitar algumas igrejas antigas e marae antigos ou seja lugares de culto polinésio.

 Canções polinésias: No domingo não perder um culto numa das muitas igrejas do arquipélago para ouvir as magníficas canções polinésias.

COMPRAS E PRODUTOS TÍPICOS DAS ILHAS COOK

Produtos típicos: O cultivo e venda de pérolas negras é uma das mais prósperas atividades do arquipélago. Eles estão entre os principais produtos de exportação. Os atóis de Manihiki e Penrhyn são aqueles em que são produzidos os melhores pérolas negras das Ilhas Cook. Os produtos artesanais incluem chapéus, bolsas, roupas feitas de fibras naturais, o artesanato em madeira, perfumes em base de tiare (gardênia) e tipani (frangipane) e outras espécies exóticas.

Compras: Na capital Avarua na orla ocidental todos os sábados das 6h30 às 12h há o mercado Punanga Nui Market. No mercado há os produtos típicos de Rarotonga, incluindo frutas, peixes, espécies exóticas, mas também artesanato, pérolas negras, xilogravuras.

Lojas: Dois grandes supermercados Foodlands (no centro da cidade) e CITC supermarket (entre o aeroporto e o porto) estão localizados na capital Avarua. Os dois supermercados estão abertos de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, enquanto no sábado Foodlands está aberto das 8h às 14h e CITC supermarket fica aberto das 8h às 16h. Outras pequenas lojas estão localizadas ao redor da ilha de Rarotonga e estão abertas de segunda a sábado das 6h às 23h e também no domingo.

Mercado: O mercado Punanga Nui Market encontra-se fora do centro de Avarua do lado do mar e está aberto aos sábados das 6h30 às 12h. As lojas de varejo estão geralmente abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e sábado das 8h a 12h.

COZINHA DAS ILHAS COOK

A cozinha das Ilhas Cook é baseada principalmente em peixes e frutas tropicais. A natureza exuberante das ilhas permite o cultivo de todos os tipos de frutas tropicais. O prato tradicional das Ilhas Cook é o Umukai, um prato à base de peixe, carne e legumes, que é cozido na forma polinésia num buraco cavado no chão coberto com queima de rochas.

A palma de coco fornece o leite de coco, que é um ingrediente essencial da cozinha polinésia e a polpa do coco é a base de muitos doces. Outras frutas nas ilhas são bananas, mangas, laranjas, abacaxis, limões e melancias. O peixe é usado numa infinidade de pratos. O polvo (eke) é delicioso, assim como o atum (ahi) e o dourado (mahi mahi). O peixe é consumido cozido ou cru.

Entre as frutas mamão e banana podem ser encontrados ao longo do ano, enquanto mangas e abacaxi apenas nos meses mais quentes entre dezembro e março. Outros alimentos locais são taro (um tipo de tubérculo vegetal), o rukau (espinafre das folhas de taro), batata doce (kumara) e o poke (pudim de papaia).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: