Home / Oceania / Ilhas Cook / Ilhas Cook atrações turísticas: o que ver nas Ilhas Cook
Aitutaki, Ilhas Cook. Author Javier Losa. Licensed under the Creative Commons Attribution
Aitutaki, Ilhas Cook. Author Javier Losa

Ilhas Cook atrações turísticas: o que ver nas Ilhas Cook

O turismo é a principal fonte de renda das ilhas com mais de 90.000 chegadas em 2006. Mais da metade das chegadas são da Nova Zelândia, seguido pela Europa, a Austrália e os Estados Unidos da América. O turismo está concentrado nas duas ilhas de Rarotonga e Aitutaki.

As praias e o mar com seus recifes de corais repletos de peixes e corais são os principais atrações para os visitantes das Ilhas Cook. Os destinos mais visitados são a ilha principal de Rarotonga – rica em vegetação e montanhas – e o atol de coral de Aitutaki, famoso por suas praias e pela linda lagoa azul-turquesa cheia de pequenos ilheus de coral, chamados motu.

Mergulho: O mergulho é muito popular em Rarotonga e Aitutaki com uma grande variedade de peixe e de corais, que podem-se admirar nas águas das lagoas. É aconselhável antes de entrar na água de usar um par de sapatos contra os corais.

Trekking: É muito agradável o ​​trekking para trilhas ao longo do interior montanhoso de Rarotonga. A visita das grutas e cavernas de algumas ilhas do grupo do sul é também interessante, em particular nas ilhas de Atiu, Mangaia, Mauke e Mitiaro.

A observação de baleias: Entre julho e outubro pode ver nas águas das ilhas Cook baleias jubarte (Megaptera novaeangliae).

Locais históricos: Nas ilhas pode visitar algumas igrejas antigas e marae antigos ou seja lugares de culto polinésio.

 Canções polinésias: No domingo não perder um culto numa das muitas igrejas do arquipélago para ouvir as magníficas canções polinésias.

One Foot Island, Aitutaki, Ilhas Cook. Author Philby. Licensed under the Creative Commons Attribution

One Foot Island, Aitutaki, Ilhas Cook. Author Philby

COMPRAS E PRODUTOS TÍPICOS DAS ILHAS COOK

Produtos típicos: O cultivo e venda de pérolas negras é uma das mais prósperas atividades do arquipélago. Eles estão entre os principais produtos de exportação. Os atóis de Manihiki e Penrhyn são aqueles em que são produzidos os melhores pérolas negras das Ilhas Cook. Os produtos artesanais incluem chapéus, bolsas, roupas feitas de fibras naturais, o artesanato em madeira, perfumes em base de tiare (gardênia) e tipani (frangipane) e outras espécies exóticas.

Compras: Na capital Avarua na orla ocidental todos os sábados das 6h30 às 12h há o mercado Punanga Nui Market. No mercado há os produtos típicos de Rarotonga, incluindo frutas, peixes, espécies exóticas, mas também artesanato, pérolas negras, xilogravuras.

Lojas: Dois grandes supermercados Foodlands (no centro da cidade) e CITC supermarket (entre o aeroporto e o porto) estão localizados na capital Avarua. Os dois supermercados estão abertos de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, enquanto no sábado Foodlands está aberto das 8h às 14h e CITC supermarket fica aberto das 8h às 16h. Outras pequenas lojas estão localizadas ao redor da ilha de Rarotonga e estão abertas de segunda a sábado das 6h às 23h e também no domingo.

Mercado: O mercado Punanga Nui Market encontra-se fora do centro de Avarua do lado do mar e está aberto aos sábados das 6h30 às 12h. As lojas de varejo estão geralmente abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e sábado das 8h a 12h.

COZINHA DAS ILHAS COOK

A cozinha das Ilhas Cook é baseada principalmente em peixes e frutas tropicais. A natureza exuberante das ilhas permite o cultivo de todos os tipos de frutas tropicais. O prato tradicional das Ilhas Cook é o Umukai, um prato à base de peixe, carne e legumes, que é cozido na forma polinésia num buraco cavado no chão coberto com queima de rochas.

A palma de coco fornece o leite de coco, que é um ingrediente essencial da cozinha polinésia e a polpa do coco é a base de muitos doces. Outras frutas nas ilhas são bananas, mangas, laranjas, abacaxis, limões e melancias. O peixe é usado numa infinidade de pratos. O polvo (eke) é delicioso, assim como o atum (ahi) e o dourado (mahi mahi). O peixe é consumido cozido ou cru.

Entre as frutas mamão e banana podem ser encontrados ao longo do ano, enquanto mangas e abacaxi apenas nos meses mais quentes entre dezembro e março. Outros alimentos locais são taro (um tipo de tubérculo vegetal), o rukau (espinafre das folhas de taro), batata doce (kumara) e o poke (pudim de papaia).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: