Home / Oceania / Nova Zelândia / A costa dos Catlins: Um litoral espetacular cheio de maravilhas naturais
Tautuku Beach, Catlins, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Tautuku Beach, Catlins, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

A costa dos Catlins: Um litoral espetacular cheio de maravilhas naturais

No extremo sul da Nova Zelândia entre as cidades costeiras de Kaka Point e Fortrose encontra-se um litoral espetacular cheio de maravilhas naturais. Esta região do país é conhecida pela grande variabilidade do clima, um clima marítimo temperado e fresco, rico em umidade com 150 dias de chuva por ano. O cenário natural selvagem, a sensação de isolamento e as atrações naturais tornam os Catlins um destino turístico popular. Ao longo desta costa fica Slope Point, o ponto mais ao sul da ilha do Sul da Nova Zelândia. O nome inglês Catlins deriva-se dum capitão britânico Edward Cattlin, que em 1840 comprou dos maoris um grande terreno ao longo da costa. O nome maori da região é “Te Akau Tai Toka”.

A paisagem dos Catlins é um compêndio da Nova Zelândia rural com pastagens verdes, onde pastoreiam rebanhos de ovelhas e de vacas, vastas áreas de floresta virgem, rios, cachoeiras, colinas e um litoral variado com longas praias arenosas, lagoas, cavernas e altos penhascos. Os Catlins são atravessados ​​pela Southern Scenic Route, uma rota turística de 610 km, que liga Queenstown com Dunedin e passa pelas mais belas áreas da ilha do Sul da Nova Zelândia.

O farol de Nugget Point, Catlins, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

O farol de Nugget Point, Catlins, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

A imagem mais conhecida dos Catlins é o farol de Nugget Point. O farol está localizado sobre um penhasco na parte norte da costa ao sul da bela praia de Kaka Point. Para chegar ao farol siga um caminho fácil por 10 minutos. A imagem do farol e as rochas espalhadas no oceano em sua frente são uma das imagens mais conhecidas da Nova Zelândia.

No interior da região de Catlins existem vastas florestas nativas e cachoeiras espetaculares como as Cataratas de Purakaunui (Purakaunui Falls), localizadas a 17 km da cidade de Owaka. Essas cachoeiras juntamente com o farol de Nugget Point são uma imagem icônica da região de Catlins. A meio caminho da costa encontram-se as espectaculares Cathedral Caves, um grupo de cavernas do mar, acessíveis apenas na maré baixa, localizadas na praia de Waipati a 15 quilómetros ao sul de Papatowai. Uma outra atração da região são os restos fósseis de 180 milhões de anos duma floresta jurássica visíveis na maré baixa na Curio Bay.

O litoral dos Catlins é o lar duma riqueza de formas de vida marinha, incluindo leões marinhos, golfinhos e raros pinguins de olhos amarelos (Hoiho – Megadyptes antipodes), uma espécie de pinguins endémicos da Nova Zelândia. Estes pinguins só podem ser vistos ao longo desta parte da costa da ilha do Sul da Nova Zelândia e na Península de Otago, bem como na ilha de Stewart e nas ilhas de Auckland e Campbell.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com