Home / Ásia / Maldivas / Maldivas: Atóis, peixes e recifes de coral

Maldivas: Atóis, peixes e recifes de coral

As Maldivas (Divehi Jumhuriya/República das Maldivas) são um arquipélago de atóis localizados no Oceano Índico a sudoeste do extremo sul da Índia. O arquipélago das Maldivas fica a 700 km da ponta sul da Índia e a 400 km a sudoeste da ilha de Sri Lanka (Ceilão).

O arquipélago é composto por 20 atóis de coral com um total de mais de 1.000 ilhas, das quais mais de 200 são habitadas, que se estendem por cerca de 800 km entre o equador e 7 ° de latitude norte. A capital é Malé e a superfície total das ilhas é de 298 quilômetros quadrados, que é menos da metade da área da ilha da Madeira, que tem 750 km².

As ilhas, sendo atóis de coral, são planas e o ponto mais alto do arquipélago é um pouco acima da altura “considerável” de 2 metros. As Maldivas estão entre os países com maior risco de aumento do nível do mar para o derretimento do gelo polar.

Habitadas por seres humanos já há dois mil anos, as ilhas sofreram vários governantes da Índia. Até o século XII o budismo foi a religião predominante da população do arquipélago, mas a partir do final do século XII aconteceu uma islamização gradual. No século XVI as ilhas foram ocupadas por vários anos pelos portugueses. No final do século XIX as Maldivas tornaram-se um protetorado britânico.

O turismo é o principal recurso das ilhas graças à beleza do mar e aos muitos hotéis exclusivos nas ilhas. Outros recursos incluem a pesca para o atum, os corais e as conchas e o cultivo de coqueiros, do que são derivados o óleo de copra e fibras têxteis.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 298 km²
  • População: 300.000 (situação em 2006)
  • Capital: Malé.
  • Língua oficial : A língua oficial é o Dhivehi.
  • Religião: muçulmanos a 100%
  • Moeda: Rupia maldívia (MVR)
  • Fuso horário:  UTC+5
Booking.com