Home / Europa / Hungria / Hungria: uma vasta planície atravessada pelo Danúbio
Catedral, Pécs, Hungria. Autor uzo19. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Catedral, Pécs, Hungria. Autor uzo19

Hungria: uma vasta planície atravessada pelo Danúbio

Hungria (Magyar Köztársaság) ocupa a vasta planície cortada pelo Danúbio, que se estende entre os Alpes e os Cárpatos. O país não tem um acesso ao mar, mas no interior tem um grande lago, o Lago Balaton, localizado na parte ocidental da Hungria. O Estado húngaro, que fez parte do grande Império Austro-Húngaro até 1918, é hoje uma república parlamentar, que faz parte da União Europeia.

A paisagem húngara é formada em grande parte pela imensa planície da Panónia. Quase três quartos do território da Hungria consiste em planícies. Nestas vastas planícies da Hungria fluem muitos rios. O Danúbio e o seu afluente o Tisza atravessam a planície da Panônia. É uma dos maiores e mais férteis celeiros da Europa.

O principal rio húngaro é o Danúbio, o que para uma distância marca a fronteira septentrional com a Eslováquia. Mas depois este rio passa quase no centro do país do norte ao sul e cruza Budapeste. O Danúbio sai do território húngaro na fronteira com a Croácia e a Sérvia.

Mapa da Hungria

Mapa da Hungria

Áreas de colinas baixas estão localizadas a oeste do Danúbio. Nesta área fica o Lago Balaton, “o mar da Hungria”. As áreas colinhosas mais importantes são ao norte do Lago Balaton, onde está a Selva Bakony que estende-se até a Budapeste, formando as montanhas do Transdanúbio. Perto de Budapeste está a montanha mais alta: Nesta cadeia existe o Monte Pilis-Teto com 757 metros nas montanhas Pilis.

A única área relativamente elevada da Hungria está localizada no nordeste de Budapeste, onde estão as montanhas Matra. Aqui o território atinge a altitude máxima do país no Monte Kékes com 1.015 metros. Para o leste destas montanhas são as montanhas Bukk, ricas de cavernas e fenômenos cársticos. O ponto mais alto é a montanha Istállóskő com 959 metros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 93.030 km²
  • População: 10.120.000: Dos quais húngaros 89,9%, ciganos 4%, alemães 2,6%, sérvios 2%, eslovacos 0,8%, romenos 0,7%.
  • Capital: Budapeste
  • Língua: A língua oficial é o húngaro.
  • Religião: Católica e Protestante. (católica 67,5%, calvinista 20%, Evangélica Luterana 5%, 7,5% de outras religiões ou nenhuma).
  • Moeda: Florim húngaro/Forint (HUF)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: