Home / Europa / Estónia / Tallinn/Reval: a mais bela das capitais bálticas

Tallinn/Reval: a mais bela das capitais bálticas

Tallinn/Reval com 570.000 habitantes, dos quais: 54,8% são estonianos, 36,6% russos, 3,6% ucranianos, bielorrussos 1,9% e 3,1% outros. É a capital da Estónia e o porto no Golfo da Finlândia. Tallinn/Reval foi fundada pelos dinamarqueses em 1219. Eles construíram uma fortaleza, em 1285 a cidade passou a fazer parte da Liga Hanseática e em 1346 os dinamarqueses venderam a cidade à Ordem Teutónica.

Nos séculos XV e XVI a cidade desenvolveu-se graças à sua localização estratégica no meio das linhas, que ligavam o Noroeste da Europa com a Rússia. Durante este período Tallinn/Reval tinha 8.000 habitantes e foi fortificada com muralhas e 66 torres de vigia. Este período foi o apogeu da cidade. Entre 1561 e 1710 Tallinn/Reval pertenceu à Suécia e em seguida passou a fazer parte da Rússia czarista.

Um novo impulso foi dado ao desenvolvimento da cidade com a construção do caminho de ferro, ligando a cidade com São Petersburgo em 1870. O nome da cidade foi Reval até 1918, ano em que a Estónia tornou-se um estado independente. Em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial a Estónia foi ocupada pela URSS e após o ataque alemão à União Soviética em 1941, Tallinn/Reval foi ocupada pela Alemanha nazista, mas em 1944 com a derrota da Alemanha a Estónia voltou a fazer parte da URSS. Com o colapso da União Soviética em agosto de 1991 Tallinn tornou-se novamente a capital da recém-independente Estónia.

COMO CHEGAR A TALLINN

Avião: O aeroporto internacional de Tallinn (Tallin International Airport, Tallinna lennujaam) está localizado a 4 km do centro da cidade. O aeroporto está ligado ao centro da cidade através dum serviço de autocarros cada 30 minutos a partir das 7 horas da manhã à meia-noite. O Aeroporto de Tallinn/Reval está ligado por voos com a maioria das capitais do norte da Europa.

Autocarros: Várias empresas de autocarros como Eurolines e Ecolines fazem ligações com a Estónia e Tallinn/Reval. Ecolines tem conexões diretas entre Tallinn e a Alemanha e a Suíça.

Comboios: A maneira de chegar a Tallinn/Reval em comboio é passando pela Alemanha, a Dinamarca e a Suécia e em seguida usar o ferry de Estocolmo a Tallinn/Reval.

COMO VIAJAR: TRANSPORTE URBANO DE TALLINN

Na cidade velha de Tallinn/Reval pode virar suavemente a pé. No entanto a cidade é servida por uma extensa rede de serviços públicos: autocarros (64 linhas), eléctricos (4 linhas) e tróleibuses (8 linhas).

O transporte público está disponível entre as 6 e as 23 horas. Ingressos devem ser comprados antes de embarcar no transporte público. Se compra os bilhetes a bordo do transporte público o custo é quase o dobro. Os bilhetes devem ser carimbados uma vez entrado no autocarro. Eles são à venda nos quiosques ao lado das paragens de autocarro.

Existem inúmeras possibilidades de combinações de bilhetes além das passagens normais para uma corrida. Não são válidos como bilhetes duma hora ou duas horas ou dum dia ou três dias. Há bilhetes para 10 viagens e para 30 corridas. Estes tipos de bilhetes são à venda apenas em quiosques de jornais e não podem ser comprados do motorista.

Tallinn Card: Interessante para os turistas pode ser a compra do Tallinn Card, um cartão especial, que lhe permite mover-se livremente em todos os transportes públicos durante 24 horas, 48 horas ou 72 horas incluindo a entrada gratuita nos museus, bem como descontos em restaurantes e lojas.

Tallin: atrações turísticas.

O clima em Tallinn.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com