Home / Europa / Macedónia / Macedónia atrações turísticas: que ver na Macedónia

Macedónia atrações turísticas: que ver na Macedónia

A República da Macedónia tem uma rica herança cultural da arte e da arquitetura. As suas igrejas e mesquitas contêm muitos belos exemplos da arte e da arquitetura dos períodos bizantinos e otomanos. O património cultural e natural da região de Ohrid faz parte dos lugares inscritos no Patrimônio Mundial da UNESCO.

As atrações da Macedônia são principalmente compostas de belas igrejas bizantinas com afrescos maravilhosos dos séculos XI e XVI – o melhor exemplo sendo os afrescos do mosteiro de São Pantaleão em Ohrid – e colecções de ícones ortodoxos em igrejas no país inteiro. A Macedónia há milhares de ícones bizantinos, que datam do décimo primeiro ao décimo quarto século. Trata-se duma das mais importantes coleções de ícones do mundo.

Em Skopje há muito para ver. A Cidade Velha de Skopje é a parte mais atraente da cidade. Aqui encontra-se a Igreja do São Salvador com a sua iconostasis esculpida. Nas igrejas ortodoxas uma tela é sempre presente, sobre a qual são pendurados os ícones. Na Cidade Velha encontram-se a Kursumli An do século XVI, o caravançará Suli An do século XV, o Daut Pasha Aman, que é um banho público do século XV com as suas duas grandes cúpulas e 11 pequenas e finalmente a torre de relógio do século XVI.

Há um número de mesquitas, que datam do período otomano como a mesquita de Mustafa-Pasha do século XV. Além disso existe aqui a fortaleza Kale antiga do século X e uma magnífica ponte pedonal, que atravessa o rio Vardar. Muitos dos mosteiros cristãos ortodoxos e igrejas são decoradas com belos afrescos e outras obras de arte. Perto de Skopje está localizado o Mosteiro de Nerezi com a igreja adjacente de S. Pantaleão do século XII, que é cheia de magníficos afrescos bizantinos.

Entre os sítios arqueológicos mais importantes a visitar há Stobi em Gradsko, Heraklea Lyncestis em Bitola, Lychnidos, a igreja da Santa Sofia em Ohrid e Scupi em Skopje. Em Ohrid existem artefatos históricos como um anfiteatro romano e a Via Egnatia. A Macedónia é também conhecida pelo seu turismo de inverno.

A natureza é um outro bom motivo para visitar o país: Montanhas, lagos, rios e cachoeiras caracterizam o aspecto natural da Macedónia. No país há três Parques Nacionais: Pelister, Mavrovo e Monte Galichica e além disso a Reserva Florestal Jasen. Entre as curiosidades naturais são a mencionar a chamada Cidade de Rocha em Kuklica, composta de pináculos rochosos de formas bizarras, formados graças aos efeitos da erosão hídrica e eólica.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com