Home / Organizar uma viagem / Como organizar uma viagem de avião e reservar com internet
Voo Southern Air, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini
Voo Southern Air, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Como organizar uma viagem de avião e reservar com internet

Organizar uma viagem é uma das melhores coisas a fazer. Uma viagem é bonita em si, mas a preparação da viagem é também muito interessante e agradável. Quando organizo a rota para fazer duma viagem desejável, as coisas para ver me parecem já quase como a viagem.

Costumo começar levando informações sobre os destinos, que gostaria de visitar. Uma das mais importantes e decisivos motivos da viagem é o clima dos lugares, que pretendo visitar. Visitar um ótimo lugar com um clima ruim não é agradável. Então prefiro encontrar um destino com um clima certo ou evitar pelo menos visitar o país no meio da estação chuvosa. Uma outra coisa a ver antes de tomar uma decisão sobre um projecto de viagem – especialmente nos dias de hoje – é a mais recente situação de segurança e de saúde do país, que desejo visitar. Para os brasileiros: Portal Consular.

Uma vez identificado o país (ou os países), que pretendo visitar, começo a informar-me sobre as principais atracções para ver. Leio algo sobre os lugares interessantes para ver e lentamente estou formando um itinerário aproximado. Uma vez a rota estabelecida, preciso de calcular o número de noites a dedicar a cada lugar a visitar.

A preparação duma viagem começa com a busca completa de voos, que ligam o nosso país para o destino, que desejo visitar. Para fazer isso costumo ir para o sítio do aeroporto de chegada para ver o que são as companhias aéreas a voar para lá. Se o sítio do aeroporto não dá essa informação, uma alternativa viável seria a página do aeroporto em questão na versão inglesa da Wikipedia, que é geralmente a melhor e mais atual de todas as edições da Wikipedia (geralmente a melhor e mais atual de tuda a wikipedia).

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Então individuo, que são as companhias aéreas, que têm voos de meu continente para o destino desejado. Nesta altura precisa de consultar as páginas das companhias aéreas. Inserindo as datas de partida e de chegada estou fazendo uma pesquisa dos preços e dos horários de voos e verifico escrupulosamente as horas de voo, a duração e as coincidências. Existem sítios de comparação de preços de voos, que podem permitir uma primeira seleção de voos interessantes, mas geralmente prefiro verificar os voos dos sítios das companhias aéreas.

A mesma coisa repito com todas as companhias aéreas, que têm conexões entre o país de destino e o meu continente. Uma vez encontrada o que é a melhor oferta de preço e de horário, o momento para a reserva dos voos é chegado.

Entretanto estou fazendo uma pesquisa para o que poderiam ser os hotéis, onde fico durante a minha viagem. Geralmente uso os comentários do TripAdvisor para escolher o hotel, onde morar. Geralmente deve reservar com antecedência os quartos ou apartamentos para a estadia. Em sítios como Booking pode fazer reservas em tempo real. Este serviço é muito conveniente.

Cap Juluca Hotel, Maunday's Bay, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini

Cap Juluca Hotel, Maunday’s Bay, Anguilla. Author Marco Ramerini

Além disso muitas vezes o uso do sítio de Booking é mais vantajoso, permitindo o cancelamento até poucos dias antes da partida sem encontrar sanções. Esta oportunidade favorável é muito útil, porque permite reservar o hotel e em seguida o voo. O voo, uma vez reservado, é a pagar e se o hotel, onde deseja ficar, não tem quartos disponíveis, há problemas.

Às vezes prefiro reservar antes o hotel com a possibilidade de cancelar ou alterar a reserva sem custos. Se não consigo encontrar o voo ao meu gosto, surpresas podem acontecer. Isto acontece sobretudo no caso de férias de praia, onde o hotel e a sua localização é uma característica importante da estadia durante a viagem. Doutro lado no caso duma viagem itinerante, quando o hotel está apenas uma paragem ao longo do caminho, a minha prioridade é dada à reserva do bilhete aéreo.

Finalizadas as reservas de voos e de hotéis do itinerário da viagem só resta a fazer a reserva dum carro alugado. Geralmente deve fazer a reserva com antecedência, a fim de tê-lo pronto à chegada ao aeroporto. Em geral uso o sítio de Rentalcars que permite cancelar a reserva sem custos. Cancelar a reserva sem custos é uma coisa vantajosa.

Por último, mas sempre importante, é a reserva dum bom seguro médico e de viagem. Se é um cidadão europeu e viaja na Europa serve o Cartão Europeu de Seguro de Saúde (também chamado cartão de saúde eletrónico) para receber tratamento como qualquer cidadão do país, que visita. Este cartão garante cuidados de saúde na UE e na Noruega, na Islândia, no Listenstaine e na Suíça de acordo com os regulamentos de cada país. É exigido o seguro médico para os cidadãos brasileiros. Se visita países fora da União Europeia é essencial senão obrigatório fazer um bom seguro de saúde, que cobre todas as despesas médicas e em caso de doença grave também o transporte para casa. O seguro de saúde torna-se muito importante, se visita os Estados Unidos da América (EUA).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.