Home / Europa / Alemanha / Alemanha: de Berlim a Baviera, da Floresta Negra ao Mar Báltico
Lübeck, Alemanha. Author and Copyright Liliana Ramerini
Lübeck, Alemanha. Author Liliana Ramerini

Alemanha: de Berlim a Baviera, da Floresta Negra ao Mar Báltico

A Alemanha (Bundesrepublik Deutschland) é uma república federal, composta de 16 estados federais (Länder), sendo três cidades-estados metropolitanos (Hamburgo, Berlim, Brema). Reunida em 3 de Outubro de 1990, após a divisão em dois Estados após a Segunda Guerra Mundial, faz parte da União Europeia.

A Alemanha está localizada no centro-norte da Europa, a norte é limitada para o Mar do Norte e o Mar Báltico, enquanto a sul, onde faz fronteira com a Suíça ea Áustria, está fechada de contrafortes norte dos Alpes.

Em direção ao leste, o rio Oder marca a fronteira com a Polônia, enquanto os Montes Metalíferos e a Floresta da Boêmia separa da República Checa. Para o oeste é limitada para a França, da qual é separada por um trecho do rio Reno, ao norte è fronteira com os estados do chamado Benelux ou seja, com o Luxemburgo, a Bélgica ea Holanda.

A Alemanha tem muitos centros urbanos de grande importância, entre eles no primeiro lugar é a capital Berlim, situada no nordeste do país, para o sul é Munique, enquanto a norte é Hamburgo. O Vale do Reno inclui uma extensa área urbana, o Ruhr, formada por uma combinação de várias cidades, incluindo a Colónia (Koln), Bona, Düsseldorf, Dortmund e Essen. Outras cidades importantes são Francoforte do Meno (Frankfurt am Main), Estugarda (Stuttgart), Hanôver (Hannover), Nuremberga, Brema (Bremen), Lípsia (Leipzig) e Dresda (Dresden).

Mapa da Alemanha

Mapa da Alemanha

O território alemão é composto de três grandes entidades paisagísticas: as planícies, com uma altitude média de menos de 50 metros, as montanhas de média altitude (Mittelgebirge) e as altas montanhas atingindo quase até 3.000 metros em picos dos Alpes Bávaros (Zugspitze 2.962 metros).

No litoral norte existem profundos estuários dos rios. A Alemanha possui uma rede hidrográfica de grande importância incluindo o Óder desembocando no Mar Báltico, o Elba, o Weser e o Ems desembocando no Mar do Norte. Todos estes rios têm uma direção de sul a norte. O mais importante rio alemão é o rio Reno, navegável por um longo trecho de seu curso. O quadro da hidrografia da Alemanha é completado pelo Danúbio que nasce na Alemanha e cruza toda a Baviera de oeste a leste.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 357.030 km²
  • População: 82.530.000 (minoria de turcos, italianos, sérvios, poloneses, gregos, austríacos, espanhóis e outros)
  • Capital: Berlim
  • Língua oficial: O alemão.
  • Religião: Protestantes 42,8%, Católicos 32,6%, Muçulmanos 3%, Judeus 0,1%, outros 22,4%
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2).
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: