Home / Oceania / Fiji / Como organizar uma viagem para Fiji
Nanuya Lailai, Yasawa islands, Fiji. Author Msdstefan. No Copyright
Nanuya Lailai, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor Msdstefan

Como organizar uma viagem para Fiji

O Arquipélago de Fiji é um destino remoto, localizado quase no meio do Oceano Pacífico. Para visitar é necessário tomar uma longa viagem de avião, que é reembolsado por praias de bilhete postal e uma cultura ainda em grande parte original e autêntica. Se está procurando vida noturna, entretenimento e compras tem que mudar de destino. Composto de várias centenas de ilhas, há duas ilhas principais: Viti Levu com 10.388 quilómetros quadrados e Vanua Levu com 5.587 km quadrados, que juntas abrangem quase 16.000 quilómetros quadrados ou 90% do total do território do arquipélago e têm quase 90% da população de todas as ilhas Fiji.

Uma viagem para Fiji é um grande esforço financeiro e exige uma preparação adequada. Primeiro precisa de ler algo sobre o clima do lugar para descobrir qual é a melhor época do ano para visitar as ilhas. O número de ilhas, a sua geografia e a vastidão do mar, em que encontram-se as ilhas, produzem valores diferentes de precipitação em função da exposição aos ventos predominantes. Por exemplo as costas sul e leste das duas ilhas maiores são muito mais chuvosas das costas oeste e norte. Assim podemos dizer, que a melhor época para visitar as ilhas Fiji são os meses relativamente secos entre maio e setembro.

Waya Lailai, Yasawa, Fiji. Author Msdstefan.. No Copyright

Waya Lailai, Yasawa, Fiji. Author Msdstefan.

Uma variável, que aumenta consideravelmente os preços, são os voos. Por isso requer um planeamento cuidadoso e se possível fazer a reserva com antecedência. O primeiro passo é o de actualizar quais companhias aéreas chegam a Fiji, quer dizer para os aeroportos principais internacionais das ilhas: o aeroporto de Nadi (Nadi International Airport) e o outro aeroporto internacional do arquipélago, que é a menor aeroporto de Suva (Nausori International Airport). O Aeroporto de Nadi está ligado por voos regulares com muitas das nações do Pacífico, incluindo a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Caledónia e Samoa. Mas há também voos da Ásia e da América do Norte. Uma vez identificados os aeroportos e as companhias aéreas, que servem os aeroportos fijianos, deve fazer simulações de preços e datas. Ao fazê-lo deve sempre introduzir datas flexíveis para que possa ver quais dias tem os melhores preços. A companhia aérea nacional são os Fiji Airways.

Depois de ter escolhido o seu voo tem que identificar quais são os seus interesses e que quer visitar nas ilhas. Para visitar o arquipélago vai demorar mais tempo, mesmo vários meses. O destino mais popular de Fiji é representado pelas ilhas Yasawa. Este arquipélago, localizado ao nordoeste da ilha principal de Viti Levu, oferece praias de bilhete postal, estâncias de luxo, um mar de sonho e uma natureza intocada e espetacular. Numa viagem para as ilhas Fiji as ilhas Yasawa nunca devem faltar. Estas ilhas são caracterizadas por paisagens naturais espetaculares com belas praias e habitadas por uma população amigável. Para visitar existem dois sistemas: Um cruzeiro com rotas propostas de 3, 4 ou 7 dias ou ficar num ou mais hotéis. Para os cruzeiros existe a competição entre o Captain Cook Cruise e o Blue Lagoon Cruise, que oferecem itinerários semelhantes. As mesmas empresas – particularmente o Captain Cook Cruise – oferecem também passeios de navegação para as outras ilhas de Fiji. Se tiver tempo e dinheiro aconselhamos um mistura: Fazer um cruzeiro e em seguida ficar numa ou duas ilhas do arquipélago.

Yasawa, Fiji. Author Tim Parkinson. Licensed under the Creative Commons Attribution

Yasawa, Fiji. Author Tim Parkinson

Para alcançar os vários hotéis espalhados nas ilhas é muito útil e conveniente de fazer a conexão com o catamarã rápido, quer dizer com o Yasawa Flyer, que a partir de Denaru Port perto de Nadi funciona diariamente entre as ilhas de Mamanuca e Yasawa. Se decide parar em mais duma ilha o Bula Pass é muito conveniente, que permite utilizar o catamarã para 5, 7, 10, 12, 15 e 21 dias.

Entre outros destinos do arquipélago há as duas ilhas principais de Viti Levu e Vanua Levu, mas o turismo concentra-se nos últimos anos também na ilha verdejante de Taveuni e a ilha fascinante de Kadavu. Atualmente 20 ilhas oferecem opções de acomodação para turistas.

Quanto às duas ilhas principais – Viti Levu e Vanua Levu – deve visitá-las alugando um carro de aluguer e mover-se para fazer um circuíto, que abrange as principais atracções das ilhas. Entre Viti Levu e Vanua Levu há voos diários ou pode usar os serviços de ferry entre as duas ilhas.

A duração mínima para uma viagem para Fiji é de três semanas. Durante esse tempo pode fazer um cruzeiro de 7 dias para Yasawa, ficar numa ou duas ilhas do Arquipélago de Yasawa e Mamanuca e fazer um circuíto curto da ilha principal de Viti Levu. Se tem mais tempo pode empurrá-lo para visitar as ilhas mais remotas através dum cruzeiro ou ficar em Taveuni, Kadavu e Vanua Levu. Lembre-se de estar na posse dum passaporte válido com pelo menos seis meses restantes de validade. O visto de entrada não é exigido para estadias de menos de 120 dias. Para entrar nas ilhas Fiji não existem vacinas obrigatórias. Como acontece com qualquer viagem recomendamos fazer um seguro de saúde, que fornece além de cobrir despesas médicas também o repatriamento de ambulância aérea ou a transferência para um outro país da pessoa doente.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem