Home / Ásia / Camboja / Camboja: templos e tradições antigas

Camboja: templos e tradições antigas

Camboja (Preăh Réachéanachâkr Kâmpŭchea, Reino do Camboja) é um estado do Sudeste Asiático, molhado ao sudoeste pelo Golfo de Tailândia (Mar da China Meridional), é delimitado a leste e sudeste pelo Vietname, ao oeste e ao norte pela Tailândia e pelo Laos. Lar de algumas das mais antigas e refinadas civilizações do Sudeste Asiático o Camboja é agora uma monarquia constitucional com Phnom Penh como capital.

Composto quase inteiramente de uma grande área plana, atravessada de norte a sul pelo rio Mekong, o país tem no centro um grande lago, o Tonle Sap, que na estação seca tem uma área de 2.600 km², enquanto que na estação das monções pode chegar a 10.400 km².

Ao norte e ao leste das grandes planícies há algumas terras altas, enquanto no sudoeste existem as Montanhas Cardamomo, onde fica a montanha mais alta de Camboja: a Montanha Phnom Aural, que chega a 1.813 metros. As costas são baixas e arenosas e têm uma extensão de 450 km. O Rio Mekong, longo 4.500 km, é muito importante e um dos principais rios da Ásia.

As áreas cultivadas representam 21% da superfície e estão concentradas ao longo do Mekong e ao redor do lago Tonle Sap. Os principais produtos são arroz, milho, algodão, gergelim, bananas e laranjas. As florestas cobrem 67% do país de Camboja e são uma fonte rica de madeira e borracha. Para o mercado interno a pesca na bacia do lago Tonle Sap tem uma certa importância. Finalmente graças às ruínas da capital do Império Khmer Angkor Thom e o templo de Angkor Wat, ficando entre os locais arqueológicos mais belos e fascinantes do mundo, o turismo é o recurso mais importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 178.035 km²: terras aráveis 21%, prados e pastagens 8%, florestas e arbustos 67%, terras incultas e improdutivas 4%
  • População:  14.000.000 (situação em 2006): khmer 90%, chineses, vietnamitas, cham, khmer loeu e indianos
  • Capital: Phnom Penh.
  • Língua oficial: A língua oficial é o khmer.
  • Religião: budistas 95%, muçulmanos 3%, cristãos 2%
  • Moeda: Riel (KHR)
  • Fuso horário: UTC+7
Booking.com