Home / África / São Tomé e Príncipe / São Tomé e Príncipe: as ilhas de cacau e café

São Tomé e Príncipe: as ilhas de cacau e café

São Tomé e Príncipe é uma nação insular da África Equatorial, uma ex-colônia portuguêsa desde o século XV, formada pelas duas ilhas de São Tomé e Príncipe no Golfo da Guiné perto do equador e cerca de 140 km distante uma da outra. A capital do Estado é a cidade de São Tomé, que está localizada no nordeste da ilha do mesmo nome.

Ambas as ilhas são de origem vulcânica e bastante montanhosas. São Tomé (854 km²), a maior das duas, tem picos de mais de 2.000 metros como o Pico de São Tomé (2024 metros), a montanha mais alta do país e está localizada no centro-oeste da ilha. Perto do extremo sul da ilha de São Tomé existe o Ilhéu das Rolas, pelo qual cruza o equador.

A ilha do Príncipe (136 km²) é a mais setentrional das duas, tem características formações montanhosas e a montanha mais alta é o Pico do Príncipe (948 m). A população da ilha do Príncipe é de cerca de 7.000 habitantes, a principal cidade da ilha é Santo António.

As duas ilhas foram descobertas por navegadores portugueses entre 1471 e 1472, as ilhas eram desabitadas na época de sua descoberta. Os Portugueses se estabeleceram em São Tomé em 1493 sob o comando de Álvaro Caminha. A ilha do Príncipe foi colonizada em 1500. As duas ilhas tornaram-se importantes produtores de cana-de-açúcar e estavam no centro do comércio de escravos. No século XIX, São Tomé e Príncipe tornou-se importantes produtores de cacau e café.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 1.001 km². (Área Arável 57%, Outro 42%).
  • População: 157.000 (2005)
  • Capital: São Tomé.
  • Língua oficial: o Português. São falados três crioulos portugueses.
  • Religião: Católicos 70%, Protestantes 10%.
  • Moeda: Dobra (STD)
  • Fuso horário: UTC+0

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Booking.com