Home / América Central e Caribe / Cuba / Cuba: velhos centros coloniais e praias do Caribe

Cuba: velhos centros coloniais e praias do Caribe

Cuba (República de Cuba) é um estado de partido único socialista localizado sobre uma ilha no Mar do Caribe na América Central entre o Trópico de Câncer e 20° N entre a Flórida e a península de Yucatán.

A ilha de Cuba com mais de 105.000 quilómetros quadrados é a maior ilha das Grandes Antilhas.  O estado é formado da ilha principal, bem como de numerosas ilhas e arquipélagos, entre os quais a maior é a Ilha da Juventude (Isla de la Juventud com 2.340 km²). No noroeste estão os arquipélagos dos Colorados, da Sabana (ou Jardines del Rey) e de Camagüey, enquanto ao longo da costa sul da ilha principal estão os arquipélagos dos Jardines de la Reina e dos Canarreos.

Cuba tem uma forma estreita e alongada ao longo dos paralelos. A ilha estende-se desde o leste (Punta Maisí) a oeste (Cabo San Antonio) para 1.200 km, enquanto a profundidade da ilha é de 80-100 km. A estensão total da costa ultrapassa os 3.500 km.

A ilha é em grande parte plana com colinas isoladas, que raramente ultrapassam os 1.000 m no oeste. Na província de Pinar del Rio existe a Sierra de los Órganos. Aqui a paisagem é caracterizada por formações rochosas de calcário, que têm a forma característica de órgão como tubos cobertos de vegetação. No centro da ilha fica a Sierra de Trinidad com alturas não ultrapassando os 1.000 metros. Ao sudeste ao longo da costa há a Sierra Maestra, onde existe a montanha mais alta do país: o Pico Real del Turquino com 1.974 metros. A ilha é rica em água, mas os rios são curtos. O mais largo é o Río Cauto com 250 km.

A economia é baseada principalmente sobre os produtos agrícolas, nomeadamente sobre a cana-de-açúcar e o tabaco, mas também sobre o cultivo de frutas como as bananas, o abacaxi e as frutas cítricas, o café, as batatas, o milho e o arroz. Importante é também a pecuária com os bovinos, os suínos, os ovinos e os caprinos.

 Uma certa importância é coberta pela mineração. Existem minas de cromita, níquel, cobalto, petróleo e manganês. A indústria está ligada à transformação de produtos agrícolas, particularmente na produção de açúcar e tabaco. Graças à beleza das praias e às atrações históricas dos velhos centros coloniais o turismo é cada vez mais importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 110.922 km²: terras aráveis 30,4%, prados e pastagens 26,8%, florestas e arbustos 23,5%, terras incultas e improdutivas 19,3%
  • População: 11.382.000 (situação em 2006): Europeus 70%, Mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) e Mulatos (descendentes de europeus e africanos) 17%, Africanos 12%, Asiáticos 1%
  • Capital: Havana.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: Católicos romanos 33%, Protestantes 3%, Santeria.
  • Moeda: Peso (CUP)
  • Fuso horário: UTC-5, no verão UTC-4.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM CUBA

Booking.com