Home / Europa / Suécia / Suécia: natureza e eficiência escandinava
Catedral, Uppsala, Suécia. Autore Mark A. Wilson. No Copyright
Catedral, Uppsala, Suécia. Autor Mark A. Wilson

Suécia: natureza e eficiência escandinava

A Suécia (Konungariket Sverige) é o maior país da Escandinávia e se estende do sul ao norte por cerca de 1.500 km entre os 55 graus de latitude norte na parte sul da Scania e 69 graus de latitude norte da Lapónia sueca. O país faz fronteira a oeste com a Noruega, do que é separada pelas Montanhas Escandinavas, enquanto a nordeste o rio Torne e seu afluente Muonio separá-lo da Finlândia.

A Suécia é governada por uma monarquia parlamentar. É membro da União Europeia. Está localizada ao longo da parte oriental da península escandinava, a maior parte do seu litoral enfrentando o Mar Báltico e o Golfo de Botnia, mas no sudoeste do país é banhada pelas águas do Kattegat, que é um ramo do Mar do Norte.

Pertencem à Suécia algumas grandes ilhas no sul do Mar Báltico, em particular a ilha de Gotland com 2.994 km², a maior, e a ilha longa e estreita de Öland com 1.342 km².

Ao longo da costa do Mar Báltico do país, que muitas vezes tem entradas profundas, encontra-se a maior cidade, a capital sueca Estocolmo. A parte mais densamente povoada deste vasto e pouco povoado país é a parte sul, onde há também outras cidades importantes, como Gotemburgo e Malmö, localizadas ao longo da costa sudoeste, que olha para o Mar do Norte.

Mapa da Suécia

Mapa da Suécia

O território sueco é coberto de floresta por quase 80%. A parte sul da Suécia é caracterizada por planícies e áreas com montanhas baixas. Há grandes lagos, o maior dos quais é o Lago Vänern com 5.650 km², localizado ao norte de Gotemburgo. Os lagos são ainda uma característica geográfica da era glacial.

As montanhas mais altas da Suécia estão localizadas ao longo da fronteira norte-ocidental com a Noruega. Aqui estão as Montanhas Escandinavas, chamadas também os Alpes Escandinavos, que excedem no extremo norte em alguns lugares dois mil metros acima do nível do mar. A montanha mais alta da Suécia é o Monte Kebnekaise com 2.104 metros, localizado ao sul da cidade de Abisko em Lapónia.

Os rios mais importantes da Suécia são o Torne, que forma a fronteira com a Finlândia, o Lule, que drena a maior parte da Lapónia sueca, o Ångerma, o Ume e o Indals. Todos estes rios se originam nos Alpes Escandinavos e desaguam no Mar Báltico.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 449.000 km²
  • População: 9.000.000
  • Capital: Estocolmo (Stockholm)
  • Língua oficial: O sueco. O inglês é conhecido pela maioria da população.
  • Religião: Igreja Evangélica Luterana (Igreja nacional)
  • Moeda: Coroa sueca (SEK)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: