Home / Europa / Espanha / Castela e Leão: a terra das catedrais e do Cid Campeador

Castela e Leão: a terra das catedrais e do Cid Campeador

Castela e Leão (Castilla y León) é a maior região da Espanha por extensão. Situa-se no noroeste da Espanha e não tem saída para o mar e faz fronteira a oeste com Portugal e a região espanhola da Galiza, a norte faz fronteira com as Astúrias e Cantábria, a leste com o País Basco, Aragão e La Rioja e a sul com a região de Madrid, Castela-Mancha e Estremadura.

A região é composta por nove províncias: Ávila, Burgos, León, Palencia, Salamanca, Segovia, Soria, Valladolid e Zamora. A capital regional é a cidade de Valladolid. Castela e Leão nasceu a partir da união das antigas regiões espanholas de Castela Velha (Castilla la Vieja) e Leão (León). Castela e Leão é uma região essencialmente agrícola. Cereais são cultivados intensivamente e pratica-se a pecuária.

O território de Castela e Leão estende-se sobre a parte norte da Meseta Central, um vasto planalto, que ocupa o centro da Península Ibérica. Inclui uma boa parte da bacia do rio Douro e seus afluentes. No nordeste é atravessado pelo rio Ebro.

A Meseta Central tem uma altitude de 800 metros e é cercada por regiões montanhosas. Ao norte sobem as montanhas da Cordilheira Cantábrica, que atingem as maiores alturas com o maciço dos Picos de Europa. A Torre de Cerredo com 2.648 metros é a mais alta montanha da cordilheira. A leste encontram-se as serras do Sistema Ibérico, cujo pico mais alto é o Moncayo com 2.314 metros. Ao sudeste sobe a Cordilheira Central com a Sierra de Gredos com o Pico Almanzor de 2.592 metros, a Serra de Guadarrama com o Pico de Penalara de 2.428 metros e a Serra de Ayllón com o Pico del Lobo com 2.274 metros, que separam a região de Castela e Leão por Castela-Mancha.

Castela e Leão é um destino turístico interessante, devido a atracções históricas e culturais em muitas das suas cidades e à beleza das paisagens naturais. A região conta com oito parques nacionais. Existem inúmeros castelos e pitorescas pequenas vilas medievais e muitas igrejas. Vale a pena de visitar as ruínas romanas e medievais de Astorga, as vilas medievais de Zamora, Soria, Peñafiel com o seu belo castelo, Ponferrada com o castelo dos Cavaleiros Templários, Simancas, Tordesillas, Medina del Campo, Alba de Tormes, Ciudad Rodrigo, Coca, Madrigal de las Altas Torres, El Burgo de Osma e Pedraza de la Sierra.

A região contém sete locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: 1) a antiga cidade de Salamanca, 2) a cidade de Ávila com suas paredes e igrejas, 3) a cidade de Segóvia com o seu aqueduto, 4) a catedral gótica de Burgos, 5) o sítio arqueológico de Atapuerca perto de Burgos com os restos mortais de seres humanos pré-históricos e fósseis 6) Las Médulas, sendo os restos evocativos das antigas minas de ouro romanas, 7) o Caminho de Santiago: a rota de peregrinação a Santiago de Compostela através da província de Burgos, Palencia e León (vários locais em diferentes regiões de Espanha).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

CASTELA E LEÃO

  • Área: 94.223 km²
  • População: 2.553.000 (censo de 2008)
  • Capital Valladolid

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com