O Burundi (République du Burundi/Republika y’u Burundi/República do Burundi) é uma república presidencialista na África Central, que tem como capital a cidade de Bujumbura. O país, que era uma colónia alemã e belga, é limitado a norte pelo Ruanda, a oeste pela República Democrática do Congo e ao sul e sudeste pela Tanzânia.
Burundi está localizado no coração da África equatorial na região dos Grandes Lagos ao longo do Vale da Grande Fenda. O território do país é composto por um platô montanhoso com uma altitude de 1.700 metros. O ponto mais alto é o Monte Heha com 2.760 metros, enquanto o ponto mais baixo do país é nas margens do Lago Tanganyika com 32.893 km², localizado a 772 metros acima do nível do mar. O Lago Tanganyika marca por um longo trecho a fronteira com a República Democrática do Congo.
O país é atravessado pelos rios Ruzizi, Malagarasi e Ruvuvu. O rio Kagera, a fonte mais remota do Nilo, origina-se no Burundi.
O Burundi é um dos países mais densamente povoados da África e é entre os mais pobres da África. A economia é baseada nos produtos agrícolas como o café, o algodão, o chá, a mandioca, o milhete, o milho, o sorgo, a batata doce e as bananas.
Importante para o país são a pesca nas águas do Lago Tanganica e a criação de bovinos, ovinos e caprinos.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 25.949 km²; 27.834 km² incluindo as águas interiores: área arável 42,4%, prados e pastagens 35,6%, florestas e arbustos 11,7%, terra inculta e improdutiva 10,3%
- População: 8.300.000 (censo de 2007): hutu 85%, tutsi 14%, twa (pigmei) 1%
- Capital: Bujumbura
- Línguas oficiais: Os idiomas oficiais são o kirundi e o francês.
- Religião: cristã 67% (católica 62% e protestante 5%), animista 23%, muçulmana 10%
- Moeda: Franco de Burundi (BIF)
- Fuso horário: UTC+2 horas