Home / África / Reunião / Reunião: uma ilha vulcânica, rica em belezas naturais

Reunião: uma ilha vulcânica, rica em belezas naturais

A ilha da Reunião é uma ilha localizada no Oceano Índico a 700 km a leste de Madagascar e a 200 km a sudoeste da ilha de Maurício. A Reunião é um departamento ultramarino francês, fazendo assim parte da União Europeia. A localidade proncipal é a cidade de Saint-Denis, que está localizada na parte norte da ilha.

A Reunião é uma ilha vulcânica de beleza selvagem, cheia de montanhas e com um vulcão ativo, o Piton de la Fournaise com 2.631 m, enquanto a mais alta montanha da ilha é o Piton des Neiges, um outro vulcão, que atinge 3.070 metros de altura. A geografia da ilha tem três caldeiras vulcânicas: Cirque de Salazie, Cirque de Cilaos e o Cirque de Mafate.

A Reunião foi descoberta no início do século XVI pelos navegadores portugueses, que chamaram-a ilha de Santa Apolónia. A ilha foi ocupada pelos franceses em 1642 e eles deram-a o nome de Île Bourbon. Em 1793 após a Revolução Francesa, a ilha mudou seu nome para o nome atual da Reunião. A ilha da Reunião é a maior das ilhas, que compõem o arquipélago de Mascarenhas, cujas ilhas mais importantes são as da Reunião, Maurício e Rodrigues.

A ilha é habitada por uma população diversificada. Na ilha vivem em sua maioria crioulos, mas existe também uma forte presença de Indianos, Europeus, Africanos, Malgaxes e Chineses. Esta mistura de raças produziu uma população majoritariamente mestiça e de raça mista. O francês e o dialeto local do francês crioulo são falados por quase toda a população.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 2.512 km²: Área arável 19%, prados e pastagens 5%, florestas e arbustos 35%, terra inculta e improdutiva 41%
  • População: 840.000 (censo de 2012)  Crioulos (40%), Indianos (28%), Europeus (26%), Chineses (3%).
  • Localidade principal: Saint Denis
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês e é falado o francês crioulo.
  • Religião: cristãos 90% (católicos 86% e protestantes 4%), hindu, muçulmana e budista.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+4 horas (DST: UTC+5 horas).