O Estado de Alagoas é um dos menores do Brasil, apenas o Estado vizinho de Sergipe e o território do Distrito Federal onde é a capital Brasília, são menores. Alagoas é limitado a norte pelo Estado de Pernambuco, a sul pelo de Sergipe, enquanto a leste é banhado pelo Oceano Atlântico. A fronteira com Sergipe é marcada pelo rio São Francisco, que é o mais importante rio do Estado.
O território de Alagoas é composto por uma faixa costeira plana cheia de praias de areia. No interior há uma área de colinas baixas, que se erguem no extremo oeste do Estado em cadeias de baixas montanhas como a Serra das Panelas, a Serra do Parafuso e a Serra da Onça, que fazem parte do Planalto da Borborema. Na Serra da Onça com 1.016 metros encontra-se o ponto mais alto do Estado de Alagoas.
A economia é baseada na agricultura e na pecuária. O Alagoas é um dos principais Estados brasileiros produtores de cana-de-açúcar, mas o Estado é também um grande produtor de gás natural e de petróleo.
TURISMO
O turismo de praia é uma outra atividade importante e continua a crescer. O Alagoas tem belas praias e algumas cidades coloniais interessantes como Penedo no Rio São Francisco. Outras atrações turísticas incluem as Dunas Douradas de Piaçabuçú, as encantadoras falésias de Jacarecica do Sul e o desfiladeiro do Rio Xingó.
Este último abismo está localizado na fronteira com o Estado de Sergipe. Como atração turística nasceu apenas em 1994 após a construção da usina hidrelétrica de Xingó. Com a construção da barragem de Xingó o rio São Francisco triplicou de tamanho, inundando as áreas circundantes. Um desses lugares inundados é o desfiladeiro Xingó.
– As atrações turísticas: o que visitar no Estado de Alagoas
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 27.767 km²
- População: 3.120.922 (situação em 2010): pardos 66,18%, brancos 30,39%, pretos 3,02%, indígenas e amarelos 0,35%
- Capital: Maceió
- Fuso horário: UTC-3