Home / Europa / Espanha / Tenerife: a montanha mais alta da Espanha
Teide, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Marino Carlos. Licensed under the Creative Commons Attribution
Teide, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Marino Carlos

Tenerife: a montanha mais alta da Espanha

Tenerife (2.034 quilômetros quadrados, população: 890.000) é a maior ilha e a mais populosa do arquipélago das Canárias. Está localizada no noroeste da ilha de Gran Canaria e ao nordeste da ilha La Gomera. A capital da ilha é a cidade de Santa Cruz de Tenerife. O antigo centro de San Cristóbal de la Laguna faz parte da lista do Património Mundial da UNESCO.

Tenerife foi habitada desde o século II pelos guanches, um povo indígeno talvez nativo da África. A ilha de Tenerife foi descoberta por navegadores europeus no século XIV e foi a última ilha do arquipélago das Canárias a ser conquistada pelos espanhóis em 1496. Após a conquista espanhola a população indígena de Tenerife foi assimilada ou dizimada por doenças trazidas pelos europeus, contra as quais os guanches não tinham imunidade.

Tenerife é uma ilha de origem vulcânica. A ilha é dominada pelo majestoso pico do vulcão Teide com 3.718 metros. É a montanha mais alta das ilhas Canárias e de toda a Espanha, hoje um Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Tenerife tem uma grande variedade de paisagens e formações geológicas. No sul da ilha existem áreas semidesérticas, enquanto no nordeste está o Maciço verde de Anaga e no nordoeste é o Maciço de Teno com a costa selvagem do Acantilado de los Gigantes com penhascos de 500 metros.

Acantilados de Los Gigantes, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author X3m. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Acantilados de Los Gigantes, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author X3m

A ilha é um dos principais destinos turísticos da Espanha. A área turística mais popular está localizada na extremidade sul da ilha nas estâncias balneares de Playa de las Américas e Los Cristianos. Outra área, que é muito turística está localizada ao longo da costa noroeste da ilha em Puerto de la Cruz. As praias da ilha são de areia preta vulcânica. A única praia de areia amarela é a de Las Teresitas, mas sua cor é devida ao fato de que foi formada artificialmente através de preenchimento de areia. As mais belas praias são as de Puerto de la Cruz: Los Cristianos, San Agustín e Playa de las Américas.

Além das praias e da vida marinha Tenerife tem referências históricas e artísticas interessantes: O centro histórico de San Cristóbal de la Laguna, construído entre o século XVI e o século XVIII. É o mais bonito da ilha e faz parte do Património Mundial da UNESCO. Esta antiga capital da ilha tem uma série de edifícios de estilo colonial de grande beleza. Entre os melhores edifícios religiosos há: a Catedral (Catedral de Nuestra Señora de los Remedios), a Igreja da Conceição (Iglesia Matriz de la Concepción) e o Real Santuario del Santísimo Cristo de la Laguna.  O centro histórico de La Orotava tem edifícios de estilo colonial fino.

Pirámides de Güímar, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Berthold Werner. No Copyright

Pirámides de Güímar, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Berthold Werner

No Sudeste são os misteriosos Piramides de Guimar. Na ilha há também alguns sítios arqueológicos da era dos guanches, os antigos habitantes das Ilhas Canárias. São pinturas rupestres, que estão espalhadas em diferentes locais espalhados por toda a ilha, mas a maior concentração encontra-se na parte sul da ilha. Para aqueles, que querem mergulhar na história dos guanches é preciso visitar o Museo de la Naturaleza y del Hombre em Santa Cruz de Tenerife, onde entre outras coisas pode-se ver as famosas múmias dos guanches. Para quem tem crianças pode visitar em Puerto de la Cruz o Loro Parque, um parque com animais marinhos e terrestres, incluindo golfinhos, baleias, tigres, jacarés e papagaios.

COMO CHEGAR A TENERIFE

A ilha de Tenerife é servida por dois aeroportos internacionais: o aeroporto internacional de Tenerife Sul (Aeropuerto de Tenerife Sur) e o aeroporto internacional de Tenerife Norte (Aeropuerto de Tenerife Norte). O mais importante dos dois é o Aeroporto de Tenerife Sul, que é também conhecido pelo nome de Aeroporto Reina Sofia. Aterram neste aeroporto cada ano quase 9 milhões de passageiros.

Anaga, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Jens Steckert. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Anaga, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Author Jens Steckert

O outro aeroporto da ilha, o de Tenerife Norte, é também conhecido pelo nome de Aeroporto Los Rodeos. Aterram cada ano cerca de 4 milhões de passageiros. Os dois aeroportos estão conectados com a maioria dos países europeus.

Outros meios de transporte para chegar à ilha é através do barco. O porto de Santa Cruz de Tenerife está ligado por barco com o porto de Cádiz. Uma rede de ferries conecta Tenerife com as outras ilhas do arquipélago.

O clima de Tenerife.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: