Home / Ásia / Laos / Laos: tradições, templos e terras altas

Laos: tradições, templos e terras altas

O Laos (Sāthlāmalath Pasāthi Patai Pasāsunh Lāo/République démocratique populaire Lao) é uma república socialista no sudeste da Ásia, situado na península da Indochina e limitado a leste e norte pelo Vietname, ao norte pela China, a sul pelo Camboja, a oeste pela Tailândia e a noroeste por Myanmar (antiga Birmânia). A capital do país é Vientiane.

Sem litoral o Laos é atravessado pelo rio Mekong, que marca a fronteira com a Birmânia e por um longo trecho a fronteira com a Tailândia. Com excepção da planície do rio Mekong, que ocupa o sudoeste do país, o território do Laos consiste de montanhas e planaltos.

A região norte do Laos tem várias cadeias de montanhas com picos acima de 2.000 metros. No planalto Xiangkhoang fica a montanha mais alta do Laos: Phou Bia com 2.820 metros.

Para o leste a cadeia das montanhas Annamiticas marca a fronteira do Laos com o Vietname. A região central do país é ocupada por uma série de planaltos calcários como o Planalto do Khammouan. No sul o planalto basáltico dos Boloven está situado.

O Laos tem uma economia pobre baseada na agricultura. A cultura mais importante é o arroz. Outros produtos são mandioca, batata, milho, tabaco, algodão e café. Importante para a economia é a pesca de água doce e o gado. As florestas fornecem teca e outras madeiras. Os recursos minerais do Laos são escassos e limitados a gesso, carvão e estanho.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 236.800 km²: terras aráveis 4%, prados e pastagens 3%, florestas e arbustos 53%, terras incultas e improdutivas 40%
  • População:  6.521.000 (situação em 2007): Lao Loum 67%, Lao Theung 22%, Lao Soung 9 e o vietnamita 2%
  • Capital: Vientiane.
  • Língua oficial: A língua oficial é o laociano. Falam-se também o francês e o vietnamita.
  • Religião: budistas 98%, cristãos 1,5%, muçulmanos 0,5%
  • Moeda: Kip (LAK)
  • Fuso horário: UTC+7