Home / África / Burkina Faso / Burkina Faso: savanas, artesanato e tradições

Burkina Faso: savanas, artesanato e tradições

O Burkina Faso, antigo Alto Volta, é uma república semi-presidencial na África Ocidental, que tem como capital Ouagadougou. O país era uma colónia francesa e é limitado a norte e a oeste pelo Mali, a leste pelo Níger, a sul pelo Benim, o Togo, o Gana e a Costa do Marfim/Côte d’Ivoire.

O território do Burkina Faso é formado por uma superfície lisa duma altura de 400 metros. Em algumas áreas existem morros isolados (Inselberge). Apenas no sudoeste no maciço de Banfora há alturas mais elevadas. Aqui fica o pico mais alto do país: o Tena Kourou com 749 metros

A parte sul do país tem florestas e áreas cultivadas e a área central é composta principalmente de savana, enquanto a parte norte do país é semi-deserto. Isso é chamado Sahel, que é a antecâmara do próprio deserto. Os principais rios do país são o Mouhoun (Volta Negro), o Nakambe (Volta Branco) e o Nazinon (Volta Vermelho). A leste fluem curtos rios pertencentes à bacia do rio Níger, incluindo os rios Beli, Gorouol, Goudébo e Dargol.

O Burkina Faso é um dos estados mais pobres do mundo. A seca é severa, levando o território para uma desertificação progressiva. A agricultura continua a ser o principal setor económico do país e é praticada principalmente nas áreas do sul e do oeste. Há culturas de sorgo, de painço, de milho, de batata-doce, de mandioca, de batata, de cana-de-açúcar, de algodão, de tomates, de gergelim, de tabaco, de karité, de amendoim e de arroz.

A pecuária nômade é importante. São criados bovinos, ovinos e caprinos. As florestas – intensamente exploradas – fornecem uma quantidade de madeira cada vez mais pequena. Os recursos minerais são interessantes. Há depósitos de manganês, de ouro, de urânio, de vanádio, de diamantes, de zinco, de bauxita, de chumbo, de níquel e de fosfatos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 274.200 km²: Área arável 13%, prados e pastagens 21,9%, florestas e arbustos 50,9%, terra inculta e improdutiva 14,2%
  • População: 13.500.000  (censo de 2004):  Mossi 48%, Fulbe 10%, Lobi 7%, Bobo 7%, Mandingo 7%, Senufo 6%, Gurunsi, Fulani.
  • Capital: Ouagadougou.
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. São faladas várias línguas africanas: More, Peul, Malinké, Dioula (Jula), Senufo.
  • Religião: animista 60%, muçulmana 30%, cristã 10%
  • Moeda: Franco CFA (XOF)
  • Fuso horário: GMT