Home / África / Camarões / Camarões: das florestas equatoriais para as savanas

Camarões: das florestas equatoriais para as savanas

Os Camarões (République du Cameroun/Republic of Cameroon/República dos Camarões) são uma república presidencialista na África Central, que tem como capital a cidade de Yaoundé.

Uma colónia alemã e depois uma colónia francesa e britânica, os Camarões são limitados a norte e a oeste pela Nigéria, para o norte e para o leste pelo Chade, a leste pela República Centro-Africana e ao sul pela República do Congo, a República Gabonesa, a República da Guiné Equatorial e pelo Golfo da Guiné.

A maior cidade do país não é a capital Yaoundé, mas o porto de Douala, que é também o mais importante centro comercial do país.

O país pode ser dividido em quatro grandes regiões físicas: longo a costa sul encontra-se uma faixa de terra plana e mais no interior há uma série de baixas colinas e planaltos com uma altitude entre 400 e 600 m acima do nível do mar, coberta por áreas densas de florestas equatoriais.

Perto da faixa costeira norte sobe o Monte Camarões, o pico mais alto da África Ocidental, um maciço vulcânico ativo com 4.040 m, que estende-se desde a costa atlântica do sudoeste para o nordeste. No centro do país emerge o maciço de Adamaoua, um platô, que chega a 1000-1500 metros acima do nível do mar. O norte de Camarões é caracterizado por áreas de cerrado e áreas húmidas da depressão do lago Chade.

No extremo norte na fronteira com a Nigéria estende-se a cadeia de montanhas Mandara. Os rios mais importantes dos Camarões são o Benué, o Sanaga e o Nyong. No território dos Camarões fica uma parte do lago Chade. Do lado camaronês existem 1.500 km² e é compartilhado com o Chade, a Nigéria e o Níger.

Os Camarões produzem para o consumo doméstico sorgo, milho e mandioca, enquanto que os produtos de exportação são o café, o cacau, as bananas e o amendoim. No norte do país a criação de gado é desenvolvida. As indústrias são relacionadas com o processamento de produtos alimentares, mas existem também indústrias metalúrgicas (alumínio), têxteis e químicas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 475.442 km²: Área arável 15%, prados e pastagens 4%, florestas e arbustos 75%, terra inculta e improdutiva 6%
  • População: 17.795.000 (censo de 2008)
  • Capital: Yaoundé.
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o francês e o inglês. Falam-se línguas bantu e sudanesas.
  • Religião: cristãos 50%, (católica 35% e protestante 15%), animista 25%, muçulmana 25%.
  • Moeda: Franco CFA (XAF)
  • Fuso horário: UTC+1 hora.