Home / Europa / Polônia / Polônia: vastas planícies, cidades históricas e as Montanhas Tatra
Collegium Minus, Poznan, Polônia. Autor Przykuta. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Collegium Minus, Poznan, Polônia. Autor Przykuta

Polônia: vastas planícies, cidades históricas e as Montanhas Tatra

Polónia ou Polônia (Polska Rzeczpospolita), é uma república parlamentar, localizada no leste da Europa Central, que é limitada a nordeste pela Lituânia e pelo enclave russo de Kaliningrado, a leste pela Bielorrússia e a Ucrânia.

Ao sul-oeste as montanhas dos Sudetos separam-la da República Checa e a sul-leste as montanhas dos Cárpatos Ocidentais com as montanhas de Altos Tatra formam a fronteira com a República Eslovaca. A oeste o rio Oder e o seu afluente Neisse marcam grande parte da fronteira com a Alemanha. Ao norte a Polónia possui vista para o Mar Báltico.

Polônia é membro da União Europeia. O país é predominantemente plano. Apenas na fronteira do sul existem cadeias de montanhas: os Sudetos e os Cárpatos Ocidentais (Altos Tatra). As cidades mais importantes são a capital Varsóvia, Lodz, Krakow (Cracóvia, a antiga capital de origem medieval), Kattowitz/Katowice, Breslau/Wroclaw, Posen/Poznan, Stettin/Szczecin e Danzig/Gdansk.

A costa da Polônia sobre o Báltico é baixa e arenosa com extensas lagoas. No interior é uma grande planície (“Polónia” significa planície) com uma sucessão de planícies aluviais e ondulações leves. Apenas no extremo sul estão as montanhas dos Sudetos e as dos Cárpatos Ocidentais (Altos Tatra). Todas alcançam altitudes elevadas, de modo que o pico mais alto da Polónia o Monte Rysy nas montanhas dos Altos Tatra atinge 2.499 metros.

Mapa da Polônia

Mapa da Polônia

Na parte norte da grande planície polaca lagos e pântanos ocupam vastas zonas, especialmente na Masúria no nordeste e na Pomerânia no noroeste. O resto da planície polaca é formada por planícies aluviais dos rios Vístula e Oder.

O rio mais importante na Polônia é o rio Vístula, que atravessa o país para mais de 1.000 km. É uma importante via fluvial navegável ligada à rede alemã e à Europa de Leste. Muito importante para a navegação é também o rio Oder/Odra na fronteira com a Alemanha. Na Polónia há 4.000 km de vias navegáveis.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem