Home / Europa / Suíça / Zermatt: A famosa estância nas encostas do Cervino – Matterhorn
Zermatt com o fundo a cimeira do Cervino-Matterhorn, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini
Zermatt com o fundo a cimeira do Cervino-Matterhorn, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

Zermatt: A famosa estância nas encostas do Cervino – Matterhorn

Zermatt é uma famosa estância de férias no Valais. Está localizado no fundo dum vale (Mattertal) ao pé do Cervino – Matterhorn e do grupo de montanhas do Monte Rosa nos Alpes do Valais (Walliser Alpen) na parte sul da Suíça a uma altitude de 1.600 metros.

A aldeia é uma estância popular de férias de verão e um renomado centro de desporto de inverno sem tráfego de carros, pitoresca e com 5.000 habitantes. Na aldeia não há veículos a motor a combustão: Existem somente trenós puxados por cavalos, carruagens e carros elétricos autorizados. Os miradouros do centro da aldeia rumo da montanha Cervino – Matterhorn são maravilhosos.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ZERMATT

Cerca de Zermatt sobem 38 dos 76 cimeiras europeias superiores a quatro mil metros. A estância de esqui de Zermatt está ligada a Breuil-Cervinia (Itália) através do passo alpino de Teodulo com 3.301 metros e da Testa Grigia com 3.480 metros.

Zermatt, Suiça. Autor e Copyright Marco Ramerini..

Zermatt, Suiça. Autor e Copyright Marco Ramerini

A ferrovia ousada de bitola estreita liga Zermatt com o Gornergrat em 3.089 metros de altura em dez quilómetros. Outro comboio leva a Sunnegga Paradise com 2.288 metros. Aqui pode atingir por teleférico o Rothorn Paradise com 3.103 metros.

Outros pontos turísticos, que podem ser alcançados a partir de Zermatt com teleférico são: O Schwarzsee paradise com 2.583 metros, de onde pode gozar uma bela vista do Cervino – Matterhorn, e o Matterhorn Glacier Paradise com 3.883 metros, o lugar mais alto da Europa, acessível por teleférico, que oferece uma bela vista dos glaciares alpinos do Monte Rosa para o Cervino – Matterhorn.

O Cervino – Matterhorn.

COMO CHEGAR A ZERMATT

Zermatt, Suiça. Autor e Copyright Marco Ramerini..

Zermatt, Suiça. Autor e Copyright Marco Ramerini

O acesso pelo transporte privado é só permitido até Täsch (5 km antes de Zermatt). De carro pode chegar a Zermatt de Visp ao longo da estrada para Tasch e Zermatt até chegar a Tasch. Aqui deixa o carro no estacionamento coberto do Matterhorn Terminal Täsch (13,50 Francos suíços por dia, caixa automática (Francos e Euro, cartões de crédito). Do parque de estacionamento atinge diretamente o terminal de comboios para Zermatt (Matterhorn-Gotthard-Bahn).

Para o transporte da bagagem pode usar as carrinhas, que são encontradas em cada andar do estacionamento. Para o uso das carrinhas precisa-se duma moeda de 5 Francos suíços, que será retornada na chegada em Zermatt, quando irá inserir a carrinha numa pista especial. As carrinhas podem ser trazidas no comboio e deixadas em Zermatt.

Depois de viajar por 12 minutos a viagem de comboio termina na praça da estação em Zermatt no coração da aldeia no sopé do Cervino – Matterhorn. O custo do bilhete de ida e volta é de 15,60 Francos suíços (ou 10,60 Euros). Tudo é muito eficiente na maneira suíça!

O clima de Zermatt.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem