Home / Ásia / Turquia / Alanya: estação turística à beira-mar entre fortificações e praias

Alanya: estação turística à beira-mar entre fortificações e praias

Alanya com 100.000 habitantes é um dos destinos turísticos mais famosos da costa sul da Turquia. Localizada no Golfo de Antalya num local bonito e cercada por montanhas do Tauro, que excedem mais de 2.500 metros acima do nível do mar, a cidade está localizada 135 km de Antália (Antalya) no mar em torno dum promontório rochoso, situado entre duas praias e coroado por uma fortaleza.

Alanya tem sido habitada desde a época dos impérios hitito e perso, mas a primeira fortificação remonta ao período helenístico. A cidade foi chamada durante este período “Karakesion”.

Em 65 a.C. tornou-se parte do Império Romano, foi em seguida parte do Império Bizantino e a partir de 1221 tornou-se parte do Reino Seljuk. Foi durante esse período a mais próspera cidade. Foram construídas as fortificações maciças, que vemos hoje.  Alanya era então a capital de inverno dos Seljuks e um importante porto comercial, que entreteve rotas comerciais com o Egito e as repúblicas marítimas italianas.

Após a invasão mongol, que levou ao fim do Império Seljuk, Alanya foi sujeita ao governo de pequenos governantes muçulmanos até foi anexada ao Império Otomano em 1471.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM ALANYA

A península de Alanya é cercada por um muro maciço. No interior das muralhas do castelo são visíveis uma cisterna da era Seljuk, uma igreja bizantina, o palácio do sultão Keykubat e as ruínas dos banhos seljúcidos.

O castelo estende-se para o mar, contendo também o porto e o arsenal medieval, defendido por uma torre octogonal de 33 metros de altura: a Kizil Kule ou Torre Vermelha. Perto de Alanya vale a pena de visitar a caverna Damlatas, onde pode ver formações rochosas interessantes.

Não perca uma excursão de barco para as grutas da Fosforlu Magara (Caverna fosforescente), Kizlar Magarasi (Caverna da Mulher) e Asiklar Magarasi (Caverna dos Amantes).

25 km a oeste de Alanya são interessantes as praias de Avsallar (Incekum), enquanto do lado oposto a 30 km a leste de Alanya na estrada, que leva a Gazipasa ficam os restos do antigo porto de Iotape ao lado daquele de Selinous.

É também muito agradável o trecho de estrada de Gazipasa com a caverna de Yalan Dunya Magarasi com piscinas naturais, levando ao longo do mar para Anamur com o castelo Mamure Kalesi e os restos de Anemourion e Silifke.

ALANYA: COMO CHEGAR

Voos e aeroporto: O aeroporto internacional, que serve Alanya é o de Antália (Antalya) a 135 km, que é o Antalya Airport (IATA: AYT), que é apenas 10 km a leste de Antália.

Clima: quando ir para Alanya.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com